MANAUS – O candidato a prefeito de Manaus Amazonino Mendes (Podemos) comentou as pesquisas de intenção de voto que, em sua maioria, dão vantagem a David Almeida (Avante). As declarações foram dadas à imprensa no fim da manhã deste domingo (29), após Amazonino votar na sede da Sefaz, no Aleixo.
Questionado, o candidato do Podemos disse que as pesquisas “são muito contraditórias”. “A verdade é que nós temos uma perspectiva não muito clara de quem está à frente ou atrás”, afirmou.
Ainda sobre as sondagens eleitorais, Amazonino disse: “A gente tem que reconhecer que a soberania popular, ela é rica e em sabedoria também”.
As únicas pesquisas da reta final do segundo turno que colocam Amazonino em uma posição melhor na disputa contra David são a do Ibope, que aponta empate técnico com o candidato do Avante à frente, e a do Instituto Diário, que projeta uma discreta vantagem do prefeiturável do Podemos.
No primeiro turno, nenhuma das pesquisas foi capaz de captar que a distância entre Amazonino e David seria apertada, de menos de 2%.
Balanço
Na saída do local de votação, Amazonino também fez um balanço sobre a campanha e pediu que os eleitores não deixem de comparecer às urnas (no primeiro turno a soma de brancos, nulos e abstenções superaram a votação que ele teve).
“Essa campanha foi, sob todos os aspectos, muito diferente. Foi uma falsa campanha em termos de contato físico, a pandemia proibiu, e as chamadas propostas são repetitivas. Eu entendia que a questão era mais de conceito pessoal dos candidatos e é isso que eu espero que a população defina e decida”, disse.
“Eu diria ao eleitor que hoje é um dia dos mais importantes da vida de cada um. É quando ele tem o poder, pode decidir, definir o seu próprio futuro e de seus familiares. É um dia fundamental, que exige uma grande consciência civil. Essa é a grande verdade”, declarou.
O candidato disse que a expectativa é positiva quanto ao resultado do pleito municipal. “Espero a vitória, que será a vitória do povo”, disse.
+Comentadas 1