MANAUS – O empresário Sérgio Vianna, pai do deputado estadual Saullo Vianna e ex-vice presidente do boi Caprichoso, deixou o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) 2 nesta quinta-feira (26) em cumprimento a Habeas Corpus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Sérgio foi um dos quatro alvos da operação Ponto de Parada, da Polícia Federal, presos temporariamente na segunda-feira (23), com autorização da Justiça Federal. Ele recorreu à segunda instância e obteve decisão favorável.
Além de Sérgio, foram presos Jender Lobato, que é presidente do Boi Caprichoso, Udsom Maranhão Duarte, funcionário da Prefeitura de Presidente Figueiredo, e Rosedilce de Souza Dantas, sócia dos Vianna. Todos ficaram detidos em centros de detenção provisória do complexo prisional instalado no quilômetro 8 da rodovia BR-174, na Zona Rural de Manaus, onde também ficam localizados o Ipat e o Compaj.
A operação que levou o quarteto à prisão encontrou indícios de um esquema de desvio de recursos federais do transporte escolar por meio de contratos de empresas da família de Saullo com a Prefeitura de Presidente Figueiredo. O prejuízo aos cofres públicos com fraudes superfaturamentos totalizaria R$ 5,7 milhões.
Saullo e a prefeitura do município declararam que estão colaborando com as investigações e que aguardam os esclarecimentos.
Além dos quatro mandados de prisão temporária, também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. A operação foi autorizada pela Justiça Federal por envolver recursos da União e contou com o apoio técnico de servidores da CGU.