MANAUS – Ao final do debate da TV Norte, afiliada do SBT, na tarde desta quarta-feira (25), o candidato David Almeida (Avante) chamou seu adversário nas urnas, Amazonino Mendes (Podemos), de ‘ladrão’. Após perceber que estava sendo filmado pelo marqueteiro da campanha do ex-governador, Marcos Martinelli, David disse: ‘Se tu usar isso aqui tu vai pegar porrada de mim’.
“Você é ladrão, rapaz. Políticos como eu servem para combater políticos ladrões como você. O povo não te aguenta. Tu, o Eduardo Braga. Esse aqui é outro, esse aqui é o causador de tudo. Ouve o que você fala de mim. Martinelli, eu vou dar um tapa no teu celular se tu continuar gravando. Tu não pode estar aqui gravando. O cara está aqui gravando. Isso é bastidores. (…) Apaga isso aí. Tu não vai usar isso aí contra mim, não, bicho. Tu já prejudicou muito aqui, seu vagabundo. Se tu usar isso aqui, tu vai pegar porrada de mim, porra”, disse David.
A discussão foi divulgada em áudio e vídeo em grupos de WhatsApp logo após o debate. No vídeo, não é possível ver os candidatos ou o marqueteiro.
Amazonino reage pedindo calma. David ao final pede desculpas pelos ‘excessos’ e afirma não ter ‘sangue de barata’. Em seguida o candidato deseja que ‘Deus abençoe a todos’ e Martinelli reage: ‘Que Deus te dê parcimônia, tranquilidade para enfrentar o restante da campanha’.
Antes disso, Amazonino teve suas considerações finais interrompidas quando ainda faltavam 39 segundos do tempo destinado a ele no debate. Quando o candidato a prefeito de Manaus falava, o sinal do debate foi substituído pela transmissão da propaganda eleitoral obrigatória.
Esse foi o primeiro debate que Amazonino participou. Nele, o ex-governador afirmou em diversos momentos que David engana o eleitor e que tem o apoio do governador Wilson Lima, do PSC. David nega que tenha o apoio de Wilson e avalia que Amazonino pensa muito em Wilson.
Segundo turno
David Almeida e Amazonino Mendes se enfrentam no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Manaus. De acordo com as pesquisas de intenção de votos, David aparece liderando a disputa.
Amazonino passou para o 2º turno como o mais votado entre os 11 candidatos. O ex-governador do Amazonas recebeu 234.088 (23,91%) votos. David ficou com a 2ª vaga para o segundo turno com 218.929 (22,36%) votos. A diferença dele para Amazonino é de 1,5%.
Outro lado
Em nota, David Almeida sustentou que, ao final do debate, foi alvo de ‘ofensas’ de Amazonino Mendes. O candidato afirma ter pedido calma de seu adversário e ao reagir as ‘ofensas’ foi filmado por Martinelli.
“Esse Martinelli aparece em Manaus de dois em dois anos apenas para isso: cometer armações contra os adversários do seu chefe. Quem ouviu o áudio completo da discussão, nas redes sociais, percebe logo que tudo foi armado. Ainda assim, no mesmo áudio, é possível ouvir que eu me desculpo com todos os presentes no estúdio. Mas a verdade é que é difícil uma pessoa de bem não se indignar com tantas ofensas como as que foram desferidas contra minha honra”, diz David em trecho da nota divulgada à imprensa.
Abaixo, a nota divulgada pelo candidato David Almeida:
NOTA DE ESCLARECIMENTO DE DAVID ALMEIDA
Quem viu o debate de hoje na TV Norte é testemunha que passei uma hora sendo agredido pelo candidato Amazonino. Ele foi ao debate apenas para me agredir e não para discutir propostas. Ainda assim, quando o debate acabou, tentei me despedir respeitosamente e recebi uma série de ofensas como resposta. Pedi calma uma, duas vezes e continuei sendo ofendido por Amazonino. Então, reagi verbalmente. Nesse momento, o marqueteiro dele, Marcos Martinelli, passou a me filmar, o que aumentou a minha indignação. Esse Martinelli aparece em Manaus de dois em dois anos apenas para isso: cometer armações contra os adversários do seu chefe. Quem ouviu o áudio completo da discussão, nas redes sociais, percebe logo que tudo foi armado. Ainda assim, no mesmo áudio, é possível ouvir que eu me desculpo com todos os presentes no estúdio. Mas a verdade é que é difícil uma pessoa de bem não se indignar com tantas ofensas como as que foram desferidas contra minha honra. Quem me conhece, sabe que esse não é meu comportamento habitual. Era esse o esclarecimento que eu queria prestar aos manauaras, aos quais me desculpo por ter me exaltado.
Abaixo, a transcrição da discussão após o fim do debate:
David: Você é ladrão, rapaz. Políticos como eu servem para combater políticos ladrões como você. O povo não te aguenta. Tu, o Eduardo Braga. Esse aqui é outro, esse aqui é o causador de tudo. Ouve o que você fala de mim. Martinelli, eu vou dar um tapa no teu celular se tu continuar gravando. Tu não pode estar aqui gravando. O cara está aqui gravando. Isso é bastidores.
David: Apaga isso aí. Tu não vai usar isso aí contra mim, não, bicho. Tu já prejudicou muito aqui, seu vagabundo. Se tu usar isso aqui, tu vai pegar porrada de mim, porra.
Martinelli: Estou sendo ameaçado. Chamou (Amazonino) de ladrão…
Amazonino pede calma.
David: Acabou o debate? Usa isso contra mim, Martinelli, pra ti ver se tu sai daqui. Respeita o povo de Manaus, seu vagabundo. Martinelli, se tu usar isso contra mim eu vou te arrebentar. Eu vou te arrebentar.
Martinelli: Vamos embora, governador.
Amazonino: Não, eu não vou não. Eu tenho as minhas considerações finais.
David: Acabou. Acabou o debate, ninguém fala mais nada. Deixa ele falar o que quiser, eu vou embora. Acabou. Sergio, obrigada pela oportunidade, obrigada TV, obrigado a todos vocês. Passar bem candidato, passar bem Martinelli. Se eu cometi alguns excessos, me desculpem, mas não tenho sangue de barata. Eu tive que reagir. Que Deus te abençoe e abençoe a todos.
Martinelli: A ti também, David. Que Deus te dê parcimônia, tranquilidade para enfrentar o restante da campanha.
+Comentadas 2