MANAUS – Quatro alvos da operação Ponto de Parada deram entrada nesta segunda-feira (23) no sistema prisional do Amazonas, confirmou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Jender Lobato, que é presidente do Boi Caprichoso, está detido no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDMP) 2. Sérgio Vianna, pai do deputado estadual Saullo Vianna (que é alvo da operação, mas não foi preso), também está no CDPM 2.
Udsom Maranhão Duarte, funcionário da Prefeitura de Presidente Figueiredo, está no CDPM 1. Rosedilce de Souza Dantas, sócia dos Vianna, está no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF). Todos os locais de detenção ficam no complexo prisional instalado no quilômetro 8 da rodovia BR-174, na Zona Rural de Manaus, onde também ficam localizados o Ipat e o Compaj.
A operação da Polícia Federal que levou o quarteto à prisão foi deflagrada pela Polícia Federal, que encontrou indícios de um esquema de desvio de recursos federais do transporte escolar por meio de contratos de empresas da família de Saullo com a Prefeitura de Presidente Figueiredo. O prejuízo aos cofres públicos com fraudes superfaturamentos totalizaria R$ 5,7 milhões.
Saullo e a prefeitura do município declararam que estão colaborando com as investigações e que aguardam os esclarecimentos.
Além dos quatro mandados de prisão temporária, também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. A operação foi autorizada pela Justiça Federal por envolver recursos da União e contou com o apoio técnico de servidores da CGU.