MANAUS – Sacado dos planos do PSDB para as eleições de outubro, o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, deve anunciar nesta segunda-feira (6) seu rompimento com o prefeito Arthur Neto (PSDB), e que vai assumir um cargo de secretário no governo de Amazonino Mendes (PDT). Fala-se na Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM).
A informação é de aliados do governador ao ESTADO POLÍTICO. Amazonino é o principal adversário do candidato apoiado por Arthur Neto nas eleições para o governo estadual – o senador Omar Aziz (PSD).
Rotta, segundo um aliado do governo, vai se licenciar do mandato de vice-prefeito ainda esta semana.
Em entrevista ao ESTADO POLÍTICO, na tarde de sábado (4), Marcos Rotta demonstrou descontentamento com a decisão do PSDB de deixá-lo de escanteio.
Na entrevista, Rotta disse que fez até aqui tudo o que o partido pediu: se desincompatibilizou do cargo de secretário municipal de Infraestrutura, ficando apto para ser candidato neste pleito.
Durante todas as articulações pré-convenções, Rotta era cotado para defender alguma candidatura do PSDB, entre elas a de vice-governador na chapa de Omar Aziz (PSD). Mas quem acabou sendo escolhido foi o presidente estadual da sigla, Arthur Bisneto.
O vice-prefeito afirmou, na ocasião, que depois das convenções partidárias repensaria seu “rumo” dentro do grupo.
“Estou acompanhando aí os desdobramentos de tudo e de todos. E claro que preciso tomar alguma posição, e vou tomar. Vou esperar o desfecho de todas as alianças, aguardando pacientemente todas as convenções e vou ver que rumo vou tomar”, declarou Rotta ao ESTADO POLÍTICO.
Marcos Rotta, ainda no sábado, afirmou que não descartava a sua saída do PSDB. “Não descarto nenhuma possibilidade, nenhuma. Vou avaliar todas as possibilidades que eu tiver”, concluiu.
Durante toda a tarde de sábado e o domingo Rotta ficou incomunicável, sem atender telefonemas ou receber mensagens, inclusive de membros da Prefeitura de Manaus.
Desde a publicação da entrevista, os rumores de que Rotta deixaria o grupo de Arthur e estaria acertando seu ingresso no governo de Amazonino começaram a circular. / J.A.