MANAUS – A Polícia Militar apreendeu 1.000 litros de gasolina que teriam sido supostamente distribuídos pelo atual prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Corubão (PT), para transporte de 280 eleitores indígenas Yanomamis durante as eleições.
A apreensão ocorreu por volta das 14h40 desta quarta-feira (18), na Casa de Apoio dos Yanomamis, após a PM receber uma denúncia de crime eleitoral.
Uma guarnição se deslocou para averiguar possível entrega irregular de combustível. Na Casa de Apoio dos Yanomamis foi abordado um veículo deixando 500 litros de combustível no local. O recebedor, um líder Yanomami, foi questionado sobre a origem da gasolina e informou que a prefeitura estava entregando o produto para promover o retorno de 280 eleitores para a comunidade após a votação na sede municipal.
A PM, então, fez buscas e encontrou mais 500 litros de gasolina doados irregularmente. O combustível entregue aos indígenas foi apresentado à 9º Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC). A promotoria Eleitoral da região deverá dar encaminhamento judicial ao caso.
O prefeito Corubão foi reeleito no domingo (15) com 11.197 votos – 50,36% dos votos válidos.