MANAUS – O programa eleitoral de Amazonino Mendes (Podemos) da tarde desta quinta-feira (12), último dia de propaganda no rádio e TV, não foi exibido por conta de uma decisão judicial. No lugar do programa, foi mostrada uma tela azul informando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
A ação foi movida pela coligação de David Almeida (Avante), que citou a divulgação de trechos editados do debate da TV Norte (SBT Manaus) em que aparece o candidato do Avante para fundamentar o pedido. Segundo a defesa de David, após a exibição das imagens a frase “é isso que você quer para Manaus?” induz a um “estado mental negativo”, além de não apresentar provas.
A decisão é assinada pelo juiz Moacir Pereira Batista, da 2ª Zona Eleitoral e da Comissão de Fiscalização da Propaganda.
Um segundo programa eleitoral de dez minutos deve ser exibido à noite. Até lá, a equipe de Amazonino espera reverter a decisão. “A Coligação Juntos Podemos Mais entende que não cometeu nenhuma irregularidade e já recorreu”, diz, em nota.
Amazonino é o líder das pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de Manaus e não participará dos debates de televisão marcados para hoje por conta do coronavírus. Aos 80 anos, o político está em grupos de risco da doença.