MANAUS – Candidato a prefeito de Manaus pelo Patriotas, Coronel Menezes viajou a Brasília (DF) participou de uma “live” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta terça-feira (10). Bolsonaro pediu votos para Menezes e outros candidatos Brasil afora e reafirmou que o aliado está na briga pelo segundo turno, embora pontue cerca de 5% nas últimas pesquisas de intenção de votos.
O presidente é padrinho de casamento de Menezes, de quem foi colega no Exército. Em 2019, Menezes chefiou a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) por indicação de Bolsonaro, que hoje o voltou a elogiar a passagem do militar reformado pelo órgão.
“Peço aos amigos de Manaus, lugar onde fui bem votado no segundo turno, tenho muito interesse aí na região, pensando no Brasil, peço que vote no meu amigo Coronel Menezes”, declarou. “Manaus está no coração da Amazônia, a Zona Franca é nossa, caso contrário teríamos um grande deserto verde”, emendou, sem explicar o que quis dizer.
“Eu gostaria de participar de uma carreata em Manaus, mas não tenho como deixar aqui. Discretamente estou dando apoio a um candidato ou outro. Em algumas capitais e cidades, tomei partido e peço a compreensão de vocês”, completou o presidente.
Coronel Menezes disse que não se aliou a nenhum cacique político do Amazonas e que lançou uma candidatura independente para ter autonomia para escolher seu secretariado, caso seja eleito prefeito.
Já Bolsonaro disse para os eleitores a observarem o partido dos candidatos. “Vejam os partidos onde as pessoas estão. Há partidos que pregam o socialismo, mas não deu certo em lugar nenhum”, disse.
Havia a expectativa de Bolsonaro visitar Manaus, o que ele descartou durante a live. Disse que tem vontade mas não poderia participar de uma carreata, pois tem muito trabalho a cumprir no exercício da Presidência.
Assista:
Vírus, cachaça e praia
O presidente aproveitou a transmissão para falar sobre a pandemia e criticou as medidas de fechamento de estabelecimentos para evitar o aumento do contágio do novo coronavírus.
“Não poderíamos ter feito do jeito que foi. Temos o vírus e o desemprego e, apanhei muito. Contribuímos com o auxílio de 600 reais por cinco meses e ajudou muitas pessoas, e hoje eles percebem que eu não estava errado”, declarou.
Ao término da live de quase 50 minutos, Menezes presenteou Bolsonaro com uma camisa com desenho do número 51 (número eleitoral do Patriotas) e a frase dita por ele “Uma boa ideia para Manaus”, que faz referência ao slogan da cachaça 51 (Uma boa ideia).
Divulgação
Bolsonaro disse ainda que deve visitar Barcelos no próximo ano e que o município tem potencial para o turismo.
Plateia
Em Manaus, o candidato a vice, delegado Rafel Costa e Silva, acompanhado de candidatos a vereadores do partido, apoiadores e militantes acompanharam a transmissão da live diretamente da Praça do Eldorado, Zona Centro-Sul.
“Estamos na reta final e a live só veio solidificar ainda mais nossa campanha. Temos um plano de governo factível. Estamos falando a verdade às pessoas, conversando pessoalmente, para fazermos a diferença”, disse.
Divulgação