MANAUS – O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Domingos Chalub, suspendeu os prazos processuais e audiências, do 1º e 2º graus, nos dias 10, 11 e 12 deste mês. A medida consta em portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira (10).
O objetivo, conforme a portaria nº 2187/2020, a decisão teve como objetivo resguardar a rede de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário amazonense.
Conforme o TJ-AM, de hoje até quinta-feira (12), serão realizadas alterações no protocolo dos procedimentos de segurança do parque tecnológico da Corte, em razão de ataques cibernéticos registrados em outros tribunais.
Além das audiências, também estarão suspensas nesse período as sessões do Tribunal Pleno, Conselho da Magistratura e Câmaras Reunidas, as quais serão retomadas nas próximas sessões.
Invasão
Na semana passada, o sistema processual do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi alvo de um ciberataque. Hackers “sequestraram” processos e backups. Eles pediram resgate para liberar documentos importantes do tribunal, que foram bloqueados com criptografia.