MANAUS – O PSB confirmou na tarde desta sexta-feira (3), em convenção, a candidatura do deputado estadual David Almeida ao Governo do Amazonas. Em tom desafiador, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) elegeu as máquinas da Prefeitura de Manaus e do Estado como os principais adversários na corrida eleitoral. E afirmou que vai vencê-las com o apoio do dono delas: o povo do Amazonas.
“Me fizeram uma pergunta: como é que o sr. vai enfrentar os ex-governadores? A máquina do governo, da prefeitura? Como é que o sr. vai derrotar? Nós vamos derrotar com os donos da máquina, que é o povo do estado do Amazonas. Eu estou aliado com o povo do Amazonas”, afirmou David em seu discurso.
Durante os 30 minutos em que discursou, David comparou ações de seu governo interino de cinco meses, em 2017, com as gestões de outros adversários, como Amazonino Mendes (PDT). Lembrou de áreas como Segurança – capitalizando as promoções que realizou para policiais militares e civis no período.
“A proposta que eu tenho para a Segurança, todo mundo já sabe: aumentar o efetivo. Valorizar os policiais. Fazer do policial um amigo da sociedade. Chamar as igrejas católica e evangélicas e não deixar os nossos jovens serem cooptados pelas facções criminosas”, afirmou David.
Em um dos ataques mais direto a Amazonino, David criticou o tempo do governador no poder, que está no quarto mandato. “Nós vamos fazer a diferença, porque o governo que está aí já está com prazo de validade vencido. Já chega”, declarou.
Até aqui, David tem em sua coligação o PSB, PMB, PROS, PODE, PATRIOTA, AVANTE E PMN. O principal aliado deste pleito, o PT, ainda não anunciou oficialmente o apoio ao candidato do PSB. A decisão será tomada no domingo (5), e passa por toda uma discussão das direções nacionais dos dois partidos.
Durante a convenção, David apresentou o vereador Chico Preto, do PMN, como um dos candidatos ao Senado na chapa. O outro nome, segundo o deputado estadual, sairá do PT, caso a aliança prospere. O petista Francisco Praciano demonstra interesse pela disputa para senador. Mas já começa a ser cotado também para vice.
Dos três candidatos ao Governo do Amazonas que realizaram convenções até aqui, apenas David não apresentou um vice. Wilson Lima, do PSC, tem como vice o defensor público Carlos Alberto Almeida (PRTB), e Amazonino Mendes (PDT) apresentou Rebecca Garcia (PP). O PP deve confirmar a chapa em convenção neste fim de semana.
O senador Omar Aziz, do PSD, que também disputa o governo, realiza convenção neste fim de semana, e terá como vice um nome do PSDB. Mantido em sigilo, o candidato favorito ao posto é o deputado federal Arthur Bisneto.