MANAUS – O presidente estadual do PCdoB no Amazonas, Eron Bezerra, afirmou na tarde desta sexta-feira (3) que o partido não conversa mais com o PSB, e que não haverá aliança para apoiar a candidatura do deputado estadual David Almeida.
Segundo Eron, o motivo é a simpatia que David e aliados, como o pré-candidato ao Senado Marco Antônio Chico Preto (PMN), têm pelas ideias do candidato a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL).
“Entendemos que o David fez opção por esse bloco mais ligado ao Bolsonaro. Ora, quem não tem ideia de defender as bandeiras de inclusão social, de valorização do salário mínimo, dos direitos dos trabalhadores, evidentemente não é a nossa pauta”, disse Eron.
De acordo com Eron, logo que as conversas entre PSB, PCdoB e PT iniciaram, ele já havia sustentado que, em algum momento, David iria ter que fazer uma opção entre as ideias defendidas pela esquerda e as levantadas pela extrema direita. Para o comunista, o candidato do PSB optou pela segunda.
“Para mim está clara que ele defende outro programa, que não é o nosso, não é o movimento popular, sindicalista, dos trabalhadores”, afirmou o presidente estadual do PCdoB.
O dirigente do PCdoB disse entender David, e julga que a decisão do candidato do PSB pode até ser coerente.
“Não basta você ter apenas uma filiação em um partido. As ideias não são do partido, as pessoas têm suas opiniões. Ninguém vira comunista porque assinou a ficha do PCdoB, é óbvio. Portanto, o David tem uma história que talvez seja até coerente, talvez ele sempre tenha pensado ou agido para apoiar essa pauta, que ele acha mais coerente, e nós respeitamos. Mas não é a nossa pauta”, declarou
Eron disse que a candidatura da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) está mantida, e que agora a sigla abrirá diálogo com outras siglas e coligações.
Perguntado se os grupos de Omar Aziz (PSD) e Amazonino Mendes (PDT) são opções, Eron disse que sim. “Vamos debater com todo mundo. Porque entendemos que é preciso ver o que é opção melhor para nós, para o projeto do Amazonas. Eu considero que o Amazonas precisa ter uma senadora do porte da Vanessa”, afirmou.
O PCdoB ainda aguarda decisão do PT, que tem ordem da direção nacional para apoiar David, mas reluta internamente.
Eron disse que se for preciso, o partido disputa a eleição sozinho. /L.P.