MANAUS – Pesquisa registrada na Justiça Eleitoral e divulgada neste domingo, 18, pelo Instituto Perspectiva mostra que se a eleição fosse hoje os candidatos que passariam para o 2º turno seriam Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).
Esta é a 4ª consulta ao eleitorado de Manaus realizada pela empresa. Em todas, apesar de oscilarem para baixo, Amazonino e David se sustentam nas duas primeiras posições. Na deste domingo, o candidato do Podemos foi lembrado por 30,8% dos eleitores. Enquanto a intenção de voto no candidato do Avante foi manifestada por 17,6% dos consultados.
Os números referem-se à consulta estimulada, que é quando o pesquisador mostra os nomes de todos os candidatos e pergunta em qual deles o eleitor votaria se a eleição fosse hoje. A margem de erro da pesquisa é de 3,1%, e a margem de confiança é de 95%.
A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob e número AM-05472/2020. E a coleta das informações ocorreu entre os dias 12 e 13 de outubro.
Zé segue em 3º
Outro candidato que mantém o mesmo desempenho nas 4 pesquisas do instituto é o petista Zé Ricardo.
Como nas demais consultas, o deputado federal é o 3º candidato mais lembrado pelo eleitor de Manaus, com 9,4%.
O percentual é 1,5% maior que o da primeira pesquisa, divulgada em setembro.
Abaixo, a intenção de voto de todos os candidatos (estimulada):
- Amazonino Mendes – 30.8%
- David Almeida – 17.6%
- Zé Ricardo – 9.4%
- Alfredo Nascimento – 6.3%
- Capitão Alberto Neto – 6.2%
- Ricardo Nicolau – 5.8%
- Coronel Menezes – 3.6%
- Chico Preto – 2.5%
- Romero Reis – 1.4%
- Marcelo Amil – 0.2%
- Gilberto Vasconcelos – 0.2%
Com mais tempo na TV, Nicolau cresce
Na linha histórica das consultas realizadas pelo Perspectiva, Ricardo Nicolau, do PSD, manteve-se na 6ª colocação, mas é o candidato que mais apresentou crescimento de intenção de voto, segundo o instituto.
Na primeira consulta, em setembro, antes do início oficial da campanha, Nicolau tinha 3% das intenções de voto. Na pesquisa deste domingo, com mais de 20 dias de campanha, ele aparece com 5.8%. Um crescimento de 2.8%.
O crescimento mostra que a maior exposição pode ter ajudado o deputado a ficar mais conhecido entre o eleitorado, apesar de ainda não ter sido suficiente para posicioná-lo melhor em relação aos concorrentes.
Abaixo, o desempenho dos candidatos nas 4 pesquisas realizadas pelo Instituto Perspectiva:
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