MANAUS – O candidato a prefeito de Manaus pelo Avante, David Almeida, divulgou neste sábado (10) propostas voltadas ao meio ambiente. Uma das propostas é a implantação de um sistema de monitoramento da qualidade do ar em Manaus para aferir o índice de poluição atmosférica das áreas urbanas da cidade. Outra é a criação da guarda municipal ambiental.
David disse que pretende ampliar o tratamento de resíduos (sólidos e líquidos) e fomentar o seu reaproveitamento, bem como fortalecer as ações de proteção à biodiversidade, de preservação da floresta e de exploração sustentável dos recursos hídricos. “Nós vamos construir com o setor privado a agenda estratégica de desenvolvimento sustentável de Manaus”, declarou.
“Nós também vamos realizar estudos para identificar as técnicas mais adequadas para despoluir os igarapés da nossa cidade de Manaus. Simultaneamente, vamos criar os ‘Guardiões dos Igarapés’, ou seja, ensinar os benefícios da preservação ambiental e como podemos ganhar dinheiro com os resíduos”, disse.
David também disse que pretende desenvolver com a iniciativa privada um programa de educação ambiental continuada nas escolas, espaços culturais e de convivência com a família, comércios, indústrias e outras instituições.
“Vamos inovar, remunerando a sociedade em ações de preservação ambiental, como evitar jogar lixo em áreas públicas e igarapés, na coleta seletiva, na redução de resíduos e tantas outras”, afirmou.
O candidato disse ainda que em sua eventual gestão vai procurar ampliar experiências de êxito na coleta seletiva com uma política de gestão de resíduos sólidos fundamentada no consumo consciente, para reduzir os descartes, na ampliação da coleta seletiva e na geração de renda aos catadores, a partir do reaproveitamento e reciclagem de resíduos.