MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reafirmou na noite desta quinta-feira (8), em sua live semanal, que apoiará um candidato prefeito durante o primeiro turno das eleições municipais deste ano.
Bolsonaro declarou que fará campanha quando faltarem duas quintas feiras para a data das eleições, ou seja, a partir de 4 novembro. Durante a live, presidente reafirmava que fará campanha em cinco cidades, quebrando o compromisso assumido por ele em agosto, quando disse que não participaria do primeiro turno declarando apoio a candidatos.
“Quando faltarem duas quintas-feiras para as eleições, vou fazer campanha para alguns candidatos no Brasil”, disse, citando São Paulo, Santos, Belo Horizonte e Manaus. “Em Manaus temos um coronel do Exército”, afirmou Bolsonaro, que preferiu não nominar os candidatos porque a live estava sendo transmitida pela rádio Jovem Pan, que informou que deixaria de fazer a transmissão caso ele declarasse nomes.
Apesar de não citar o nome, o provável é que o candidato de Manaus seja Alfredo Menezes, do Patriota, o único que é coronel entre os prefeituráveis e que já teve outros afagos recentes de Bolsonaro. O presidente é amigo de mais 40 anos do Coronel Menezes e é padrinho de casamento do candidato.
Na capital amazonense, há outras candidaturas que se declararam bolsonaristas e que buscam associação ao presidente para capitalizar votos. “A sinalização ao nome de Menezes deixa claro que o presidente só tem um candidato para disputar as eleições municipais de Manaus”, ressaltou texto da assessoria de imprensa de Menezes, divulgado nesta sexta-feira (9), sobre a nova declaração de Bolsonaro.
“Foto com o presidente todo mundo tem. Agora o apoio somente eu, em Manaus. Há muitos candidatos forçando a barra para terem esse apoio, mas esquecem que nós, militares, somos estadistas e também leais. Nossa amizade é antiga e respeitosa. É uma honra contar com o apoio do meu presidente. Isso só aumenta minha responsabilidade”, comentou Coronel Menezes (nome que ele usa na campanha e que estará nas urnas).