MANAUS – Profissionais de saúde e idosos serão os primeiros a receber a imunização contra o SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, no Amazonas. A informação foi dada pelo governador Wilson Lima (PSC) nesta segunda-feira (5), durante a inauguração da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), em Manaus.
Na ocasião, Wilson reafirmou que recebeu a informação do ministro Eduardo Pazuello (Saúde) neste fim de semana que as vacinas chegarão ao Estado em janeiro deste ano.
“As vacinas contra a Covid já estão prontas. Elas estão em fase de teste”, disse o governador. “E uma coisa interessante que foi explicada pelo ministro é que as vacinas que serão aplicadas aqui no Brasil, elas precisam ser testadas em brasileiro, se não não há autorização da autoridade sanitária internacional. há uma expectativa de que até o final do ano essas fases de testagem estejam concluídas e que a partir de janeiro essas vacinas comecem a ser disponibilizadas”, acrescentou.
“Então, é uma notícia que nos deixa muito animados, em especial aqui para o Estado do Amazonas, que foi uma região muito afetada pela pandemia. E os primeiros que devem ser vacinados são os profissionais da área da saúde e os idosos, aquelas pessoas que estão no grupo de risco e estão mais vulneráveis à Covid-19”, completou Wilson.
Quantas?
Questionado sobre a quantidade de vacinas que serão disponibilizadas para o Amazonas, o governador disse que ainda não há um número exato.
“(Não há) Porque o governo federal fez algumas compras, de vários laboratórios, não foi de apenas um laboratório, e isso vai depender muito de quando essas empresas vão conseguir superar essas fases de testagem. Então, o ministro não falou dos números que virão para o Amazonas e me falou que nessa semana deve haver uma coletiva de imprensa para explicar como é que vai funcionar a questão das vacinas para o Brasil”, concluiu.