MANAUS – Abaixo, confira um resumo das atividades de campanha dos 11 candidatos da prefeito nesta quarta-feira (30) e a agenda prevista para esta quinta-feira (1º).
Alfredo Nascimento
O candidato divulgou uma nota comemorando um resultado de pesquisa eleitoral e que relembra seus mandatos à frente da prefeitura, reforçando que tem experiência. “Nos dois mandatos de prefeito que exerci, andei por todos os bairros, em localidades que muita gente nem sabe que existe. Nessas andanças, ouvi os anseios dos moradores e junto com minha equipe, levamos os serviços da prefeitura e ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E só assim, indo às ruas para ouvir o povo, é possível administrar uma cidade”, declarou.
“Um prefeito precisa ter muito vigor físico, não pode se dar ao luxo de ‘comandar de casa’, tem que pisar na lama, pegar chuva ou sol, ir, como diz a letra de uma música, aonde o povo está”, afirmou Alfredo, ao dizer que “prefeito não é piloto de testes”.
“Em minha vida pública exerci diferentes cargos nas esferas municipal, estadual e federal, além de ter sido eleito deputado federal e senador, sempre trabalhando pelo bem-estar das pessoas. Fiz grandes investimentos em educação, cultura, esporte, habitação, urbanização, transporte, saúde, saneamento, abastecimento e fomento. Também construí obras de impacto e benefício social, voltadas à qualidade de vida da população. É isso que o povo espera de um administrador”, finalizou.
Agenda 01/10
21h45 – Debate na TV Band Amazonas
Amazonino Mendes
Pela manhã, Amazonino participou de reuniões e gravou entrevistas para veículos de comunicação. O vice, Wilker Barreto, representou a coligação em evento promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), além de participar de reunião na Assembleia Legislativa.
Amazonino aproveitou os intervalos entre as reuniões para gravar vários vídeos para as redes sociais. O candidato mandou mensagens respondendo perguntas que tem recebido dos eleitores e apresentou propostas do seu plano de governo.
Agenda 01/10
Ao longo do dia, o candidato e o vice, Wilker Barreto, participam de reuniões e gravações para o programa eleitoral. As reuniões são com lideranças e com candidatos a vereadores dos partidos que compõem a coligação.
Capitão Alberto Neto
Não teve atividade de campanha. Foi confirmado vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e gravou vídeo com o presidente Jair Bolsonaro, após café da manhã com ele.
“A todos do Estado do Amazonas, em nome do garoto aqui (apontando ao Capitão Alberto Neto) um abraço a todos e até uma nova oportunidade se Deus quiser”, disse o presidente.
“Aceitamos a missão de defender o governo, de defender o Brasil, de defender uma Nação. Missão foi dada e a missão será cumprida, vamos continuar defendendo o Brasil e nós estamos do lado certo de reconstruir essa Nação. No momento mais difícil, no momento da pandemia, onde precisamos recuperar a economia, onde precisamos distribuir a vacina para todos os brasileiros”, declarou Alberto Neto.
Agenda 01/10
Dia – Retorno para Manaus
21h – Debate na TV Band Amazonas
Chico Preto
Publicou um vídeo nas redes sociais comentando sobre o debate desta quinta-feira da TV Band Amazonas. Ele disse ter sido convidado inicialmente, mas reclamou por ter sido excluído em razão do seu partido não ter representação expressiva na Câmara dos Deputados.
Agenda 01/10
14h – Entrevista para o site RealTime1
16h – Entrevista por ligação para a rádio BandNews Difusora
19h – Reunião com candidato a vereador
Coronel Menezes
Concedeu entrevista ao programa Exclusiva, da rádio BandNews Difusora. Na ocasião, apresentou como propostas a construção de um hospital para atender idosos e a implementação do programa Remédio em Casa.
“Em nossa pesquisa com à população identificamos que a principal reclamação é a saúde, por isso traçamos um programa ousado para atendemos vários segmentos da população como o hospital para idosos e o remédio em casa para pessoas de baixa renda”, comentou.
Na ocasião, Menezes destacou a valorização dos profissionais de saúde com o Plano, Cargos e Carreiras, assim como concurso público. “Precisamos melhorar a atenção básica no munícipio, as pessoas clamam por melhorias e em nosso estudo vimos que é possível e faremos”, garantiu.
Durante a entrevista, disse que se for eleito fará um plano de habitação do município em parceria com o governo federal, fortalecendo o Fundo Municipal de Habitação para capitação de recursos e para realização dos projetos habitacionais da prefeitura.
Menezes citou ainda a importância da Parceria Público-Privada para realização de ações municipais e contribuição nas reformas de UBS e escolas municipais, assim como sua gestão frente à Suframa.
Agenda 01/10
9h – Entrevista TV Norte
21h45h – Debate TV Band Amazonas
David Almeida
Em entrevista ao site BNC Amazonas, o candidato disse que se for eleito vai promover a formalização dos empreendedores informais e dar incentivos para quem quer trabalhar. Ele disse que sua eventual gestão vai priorizar a redução dos custos da administração municipal para poder aumentar os investimentos, criar inúmeras oportunidades para a geração de novas atividades econômicas, fazer o dinheiro circular na economia local e transformar Manaus na melhor cidade para se investir na região Norte.
“Nós já temos um planejamento estratégico, que vai priorizar a adoção de medidas destinadas a elevar o potencial de crescimento econômico, do trabalho e da renda”, disse. Entre as estratégias voltadas para a promoção do trabalho, do emprego e do desenvolvimento, o candidato citou a meta de aumentar a competitividade da economia regional e agregar maior valor aos produtos amazônicos.
“Nós vamos trabalhar para diversificar a base econômica, a fim de atrair e reter novos investimentos para a Zona Franca de Manaus (ZFM), porque entendemos que eles são indispensáveis para o fortalecimento da nossa economia”, disse ele.
David também disse que, sob o seu comando, a Prefeitura de Manaus vai incentivar a expansão das micro e pequenas empresas, bem como estimular uma nova dinâmica de modernização do setor de turismo e de serviços.
Agenda 01/10
10h – Candidato e o vice, Marcos Rotta, se preparam para o primeiro debate
17h – Reunião política
21h45 – Debate TV Band Amazonas
Gilberto Vasconcelos
Por meio de nota do PSTU, criticou o fato de não ter sido convidado participar do debate da TV Band Amazonas. Confira na íntegra:
Nove candidatos participarão da atividade. Gilberto, único candidato declaradamente negro à prefeitura de Manaus, está excluído do debate. Sequer recebeu uma justificativa para não ser convidado. É o mesmo descaso com que os trabalhadores negros e pobres são tratados todos os dias nos diferentes espaços em nossa cidade e em nosso país.
Consideramos essa postura da emissora extremamente antidemocrática. A não participação de todos os candidatos impede que seus programas e propostas sejam conhecidas. Gilberto, por exemplo, vem defendendo a organização de Conselhos Populares, onde os trabalhadores possam debater e resolver os graves problemas sociais da cidade; é um dos poucos candidatos que tem em seu programa o tema das opressões, o combate ao racismo, a LGBTfobia; combate aos preconceitos aos indígenas residentes em Manaus, etc.
A população tem o direito de conhecer todos os candidatos e fazer suas escolhas de forma consciente.
Não concordamos com a atitude da Emissora Band. Esperamos que a emissora possa reavaliar sua postura e convidar Gilberto para o debate.
Agenda 01/10
Não foi divulgada.
Marcelo Amil
Pela manhã, o candidato recebeu o plano de diretrizes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus). O plano de diretrizes, segundo Amil, converge com ideias já propostas por ele em seu plano de governo.
“Assim como o Codese, nós nos preocupamos com o desenvolvimento econômico de Maus. Queremos propor novos nichos com apoio técnico de quem entende do assunto. O Codese estabeleceu três metas: cuidar do modelo econômico, ter dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) vindo de atividades regionais e posicionar Manaus entre as dez melhores cidades para se investir e se viver. Nossos projetos também estão alinhados com essas metas, além de criar oportunidades para a população que quer e merece soluções mais cristalinas e viáveis”, disse.
Entre as propostas do candidato está a criação da “Universidade Municipal de Manaus”. Sobre a criação de empregos, uma das propostas de Amil é ampliar a parceria com as empresas estabelecidas em Manaus. Ele lembra que um dos seus sonhos é a reconstrução do Shopping Cecomiz, para criar novas oportunidades e trará investimentos para aquela área.
“Nosso plano de governo prevê a diversificação do modal de transporte. Vamos construir a linha 1 do VLT ligando o Viver Melhor (Zona Norte) ao Coroado (Zona Leste), além do transporte via fluvial através de portos na Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, com desembarque no Centro de Manaus, e vice-versa. As propostas feitas pelo Codese são viáveis e novos vamos integrar as novas ideias ao nosso plano de governo”, ressaltou.
Agenda 01/10
7h – Concede entrevista à Rádio Diário
9h às 19h – Reunião interna de campanha
21h45 – Participa do debate da TV Band Amazonas
Ricardo Nicolau
O candidato apresentou o programa “Faz Manaus”, voltado à geração de emprego e renda, durante entrevista à TV Norte (SBT Manaus), pela manhã.
“A pandemia trouxe problema de saúde pública, problema social e um grave problema econômico”, alertou. “O objetivo do Programa Faz Manaus é produzir aqui o que consumimos. Produzir o fardamento escolar em Manaus, por exemplo, dando padrão industrial para as costureiras produzirem. É ajudar o cidadão, na área rural, a produzir uma polpa de fruta e vender para a própria prefeitura”, explicou Nicolau.
Entre as ações prioritárias do “Faz Manaus” está a criação do Distrito da Economia Popular de Manaus. O candidato disse que estudou bastante os problemas de Manaus e ouviu tanto especialistas quanto a população para a elaboração dos projetos.
Para Ricardo Nicolau, Manaus precisa diminuir importações e a dependência econômica do modelo Zona Franca. “Vamos fortalecer e aquecer a economia em distintos setores, por meio de apoio à Economia Criativa, e criação efetiva de um Polo Digital e de Inovação. É claro que precisamos dar incentivos a inovação das indústrias do Polo Industrial de Manaus, mas vamos também priorizar compras institucionais de micro e pequenos empreendedores”, afirmou.
“Ao mesmo tempo que a gente incentiva a abertura de novos postos de trabalhos formais, vamos desburocratizar a formalização de novos negócios. Temos que facilitar a vida dos empreendedores, empregadores e empregados, além de gerar novas oportunidades no mercado formal”, finalizou.
Agenda 01/10
Manhã – Reuniões com equipes de campanha
Noite – Debate na TV Band Amazonas
Romero Reis
O candidato apresentou seus projetos voltados para a economia e desenvolvimento da cidade, durante almoço com os empresários de Manaus, realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), na Chapada, Zona Centro-Sul.
Redução da burocracia, gestão eficiente e modernização tecnológica são a base da plataforma de governo apresentada por ele, que deseja inserir Manaus entre as 10 melhores cidades para se trabalhar e viver no Brasil.
Romero falou para o público empresarial sobre soluções para a cidade a partir de participação de Parcerias Público Privadas (PPP), entre os quais o Manaus Cidade Inteligente; o Vale-creche; as Estações Hidroviárias para trazer o modal de transporte hidroviário; e a revitalização da orla do Puraquequara, batizada de Ponta Branca.
“Temos que urbanizar aquela obra, fazer um paisagismo tropical e criar um novo vetor de desenvolvimento da cidade, que hoje está concentrado na Zona Oeste e depois da Ponte do Rio Negro. Mas primeiro, temos que fazer chegar a infraestrutura nessa área, para que ela possa se desenvolver”, disse.
Outro vetor de desenvolvimento elencado por Romero é o turismo, a fim de tornar Manaus um destino turístico internacional aproveitando as potencialidades vocacionais da floresta amazônica. “O empresário é quem gera emprego. Não podemos demonizar o lucro e a iniciativa privada. A burocracia é inimiga dos negócios”, ressaltou.
Ele reforçou seu desejo de ser prefeito e assinou um termo de compromisso de suas proposta perante os empresários. “Eu sou um ser humano normal com defeitos. Mas eu sou cristão. Se eu receber um centavo de dinheiro público indevido, eu quero que Deus tire a minha vida. O trabalho dignifica o homem e nos dá valor e esse é o nosso compromisso”, destacou.
Agenda 01/10
8h – Entrevista na Rádio e TV Tiradentes
9h30 – Café na Asya Fashion, do Manoa
21h45 -Debate na Band Amazonas
Zé Ricardo
Ao lado da vice, Marklize Siqueira, o candidato promoveu minicomícios, em cima da Kombi, bandeiraços e adesivaços, nas zonas Sul e Leste, conversando com a população sobre as suas propostas para a cidade, incluindo, a mobilidade urbana. Para ele, o transporte coletivo de Manaus precisa urgentemente ser uma das prioridades da prefeitura.
“Discuto sobre os problemas do transporte coletivo de Manaus há muitos anos. É um dos piores do Brasil. Toda semana, estou nos terminais, vendo e ouvindo a população, que sofre todos os dias com esse sistema sucateado, com ônibus velhos. Na nossa gestão, vamos convidar os empresários a sentar com os usuários e órgãos de controle, para discutir a planilha de custos e chegar em um preço justo. Se houver recusa dos empresários, iremos rever esse contrato entre a prefeitura e as empresas e garantiremos o cumprimento daquilo que está previsto na Lei Orgânica do Município, que obriga a renovação e a ampliação da frota todo ano”, declarou Zé Ricardo, afirmando que a cidade deveria ter de 200 a 300 ônibus novos/ano, e não apenas em época de eleição. “Já denunciei no Ministério Público ônibus circulando com validade vencida”.
Ele reclamou do repasse de R$ 121 milhões em recursos (subsídios) às empresas de ônibus. “E qual foi a contrapartida? 112 ônibus novos, muito pouco para todo esse dinheiro. Enquanto isso, a população paga uma tarifa cara por um serviço que deixa muito a desejar”, disparou o candidato, que também afirmou que irá construir novos corredores exclusivos para os ônibus, como ainda paradas de ônibus por toda a cidade.
Agenda 01/10
Manhã – O candidato e sua vice, Marklize, fazem bandeiraço e minicomício na Zona Norte
Tarde – No início da tarde, reúnem-se com representantes da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus)
Noite – Participa do primeiro debate entre os candidatos, na TV Band Amazonas