MANAUS – Confira um resumo das atividades desta terça-feira (29) dos candidatos a prefeito de Manaus e a agenda prevista para esta quarta-feira (30).
Alfredo Nascimento (PL)
O candidato comemorou o resultado de uma pesquisa de intenção de voto em que ele figura na terceira colocação quando o eleitor é questionado sobre quem quer que vá para segundo turno. Para ele, isso indica um crescimento da candidatura na preferência da população.
Alfredo avalia que o fato de ter se colocado na disputa à prefeitura somente no dia 16 deste mês, prazo final para as convenções partidárias, fez com que a população passasse a saber somente da sua candidatura nas últimas semanas. Ele acredita que, agora com a campanha nas ruas, haverá crescimento nas pesquisas.
“As pessoas estão buscando alguém que cuide delas e tenha experiência e vigor para que possa levar a prefeitura para perto delas, especialmente para quem está mais necessitado. Agora será inevitável que eu cresça nas pesquisas porque eu tenho uma história, um legado, um trabalho feito na cidade de Manaus que foi reconhecido nacionalmente. Eu fui eleito duas vezes o melhor prefeito do país servindo as pessoas e fazendo a política do bem e cumprindo as responsabilidades de prefeito”, afirmou.
Agenda 30/09
14h30 – Reunião virtual com Associação dos Comerciantes do Vieiralves
19h30 – Reunião no bairro Zumbi
Amazonino Mendes (Podemos)
O candidato divulgou que seu plano de governo “é composto por propostas exequíveis, com atenção especial ao acolhimento e cuidado com as pessoas mais carentes”.
Amazonino disse que o “Cartão Direito à Vida”, que foi criado por ele na década de 1990, antes mesmo do Bolsa Família, e que hoje não existe mais, será reativado. Na época, o programa beneficiou cerca de 104 mil famílias em vulnerabilidade social, que recebiam R$ 30 (o equivalente hoje, em valores corrigidos, a R$ 120, conforme o candidato, que já foi prefeito.
Para ele, as consequências financeiras provocadas pela proliferação da Covid-19 vão ser sentidas a partir de janeiro. “É necessário ter muita sensibilidade, atenção e celeridade. Fui acusado de ser populista, mas tudo o que fazem hoje nesse sentido, eu comecei lá atrás, ao perceber que essa era a melhor forma de ajudar as pessoas, para comprar remédio, para adquirir as coisas básicas para a casa, para a família”, frisou.
Agenda 30/09
Não foi divulgada.
Capitão Alberto Neto (Republicanos)
Na noite desta terça-feira (29), o candidato participou de um encontro com mulheres por videochamada (ele estava em Brasília cumprindo agenda parlamentar). Na reunião, ele destacou seus projetos destinados às mulheres e ao empreendedorismo feminino. O encontro foi realizado na Zona Centro-Sul.
“Na nova prefeitura as mulheres terão prioridade. Porque, como policial, vi na prática a covardia dos homens e a violência vivida por tantas vítimas. Nós vamos capacitar essas mulheres para que elas possam ser independentes para criar seus filhos e viver suas vidas livres”, disse.
Agenda 30/09
8h – Gravação
14h – Reunião com equipe de campanha
Chico Preto (DC)
Concedeu entrevista à rádio Tiradentes, onde detalhou alguns dos seus projetos para a cidade.
“Manaus é meu amor e um desafio ao mesmo tempo, uma cidade que cresce, espalhada que tem uma série de desafios que precisam ser vencidos todos os dias. Eu tenho a consciência de que em quatro anos eu não vou resolver tudo, mas eu tenho a absoluta convicção de que minha história, um cara que começou lá de baixo e que tá pronto, pode melhorar isso dia após dia. E o próximo prefeito continua, porque é disso que a política é feita, de continuidade”, disse o candidato.
“Então, eu quero dar minha contribuição porque nasci em Manaus, me criei aqui e o povo me deu a oportunidade de ser vereador quatro vezes, deputado por duas vezes. O povo, abaixo de Deus, me preparou para eu estar aqui nesse momento pedindo uma única oportunidade de que pode ser diferente. Já deram chance pro novo, já deram chance pros velhos, por que não podem dar uma chance para quem não é novo nem velho, é preparado, tem ficha limpa, uma história e sabe fazer? É essa a motivação”, completou.
Agenda 30/09
6h30 – Panfletagem no semáforo do Manoa
9h – Sessão plenária na Câmara Municipal (atividade parlamentar)
15h – Entrevista ao site Foco Amazônico
16h30 – Panfletagem na rua Curiós
19h – Reunião com candidato a vereador
Coronel Menezes (Patriotas)
Em entrevista ao site BNC Amazonas, declarou que, caso seja eleito, pretende criar quatro escolas cívico-militares municipais com o mesmo padrão de ensino do Exército Brasileiro. A proposta consta no seu plano de governo.
“Queremos criar quatro escolas civico-militares no âmbito do município porque sabemos a importância deste modelo de educação Vamos valorizar os profissionais da educação, concedendo os reajustes da categoria acima da inflação, fazer parcerias público-privada para melhorar a infraestrutura das escolas e ampliar o número de vagas para a educação infantil”, comentou. O candidato disse serão priorizadas a qualidade de ensino no município e a valorização dos professores em sua eventual gestão.
Durante a entrevista, destacou ainda projetos para mobilidade urbana, que envolvem transporte coletivo, infraestrutura, trânsito e construção de ciclovias. Ele falou ainda sobre o relacionamento de amizade com o presidente Jair Bolsonaro.
Agenda 30/09
8h30 – Reunião Codese, no auditório da Fieam
16h – Entrevista na BandNews
18h30 – Entrevista TV Band News Nacional
David Almeida (Avante)
Emitiu nota de pesar pelo falecimento do cantor Klinger Araújo, que morreu por complicações da Covid-19, aos 51 anos. “David manifesta condolências aos familiares de Klinger Araújo, um artista da terra que cantou e encantou multidões com a força da sua voz e ganhou respeito com a sua arte, e deste modo, prestou relevantes serviços a cultura do Amazonas como um dos primeiros a levar as toadas de Parintins para o Brasil”, diz trecho da nota.
Ele expressou, ainda, os mais sinceros sentimentos aos amigos e fãs do “Furacão do Boi”, pedindo a Deus, em sua infinita bondade, que conforte o coração de todos nesse momento de dor.
À noite, visitou o Mutirão, onde apresentou soluções para problemas como a falta d’água, a deficiência das oito linhas de ônibus que atendem de forma precária os moradores da região, além de propostas para a feira do bairro e para o esporte e lazer, tão aclamado pela juventude daquela área”.
Agenda 30/09
08h30 – Café da manhã na Fazenda Esperança
10h – Entrevista ao site BNC Amazonas
14h – Gravação de programa eleitoral
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
Realizou uma live para falar sobre educação. “A educação no Amazonas, em Manaus continua muito ruim e não tem como ser diferente, porque para a educação ser uma boa educação precisa partir da infraestrutura das escolas, dos equipamentos, dos professores qualificados e do estímulo dos alunos. Estudar em Manaus, e em qualquer lugar do Brasil é uma coisa insegura, porque você estuda mas não sabe o que te espera pela frente. O desemprego estrutural é uma coisa que assola a juventude”, observou.
“Se a gente for olhar por um projeto de nação, de país, a gente tem que começar pelas crianças. Em Manaus, há a necessidade de creches para 200 mil crianças, mas só tem vaga para 10 mil e só cinco mil pelo poder público, e boa parte por meio de voucher” disse, detalhando outros problemas estruturais que envolvem a exclusão.
Ele defendeu a estruturação de conselhos populares. “E aí a educação vai funcionar de acordo com os interesses da comunidade, da cidade. Essas discussões servirão de base para a construção dos planos educacionais, para os projetos políticos pedagógicos. Tenho certeza que o direcionamento vai ser completamente diferente”, disse o candidato, que é professor.
Agenda 30/09
Não foi divulgada.
Marcelo Amil (PCdoB)
Emitiu nota de pesar pela morte do cantor Klinger Araújo. “Depois de nove meses que perdemos o Pop da Selva, é a vez de dar adeus ao nosso Furação do Boi. É uma notícia que entristece nossos corações. O Klinger Araújo sempre foi uma figura fantástica, um cara alegre e sempre carismático. Ele vivia realmente o Boi Bumbá, não só como profissão, mas como movimento. A arte era uma verdade na vida dele. Que ele descanse em paz, e agora o que fica é a saudade desse grande artista”, diz a nota.
Agenda 30/09
8h30 – Reunião do Codese para entrega de propostas de diretrizes estratégicas do Codese para Manaus, no auditório da Fieam
14h – Entrevista ao site Manaus Alerta
18h – Participação na live de candidato a vereador
Ricardo Nicolau (PSD)
Concedeu entrevista ao BNC Amazonas, onde anunciou que, se for eleito, pretende construir o primeiro hospital municipal de Manaus. “Vamos ter o primeiro hospital Municipal focado em cirurgias eletivas. Portanto, isso poderá, acabar com essa fila vergonhosa que tem no Adriano Jorge e no HUGV (Hospital Universitário Getúlio Vargas)”, declarou.
A proposta é baseada no modelo do hospital de campanha montado durante o pico pandemia na capital, parceira da prefeitura com a Samel, de propriedade da família de Nicolau, que esteve à frente do trabalho.
“Nós provamos isso com o hospital de campanha, que, em quatro dias, transformamos uma escola em um hospital. Em um hospital de alta complexidade, que contribuiu muito, através do protocolo da Samel, com as cápsulas Vanessa, com a ventilação não invasiva, com protocolo de medicamentos, e com o trabalho integrado e multidisciplinar, a salvar centenas de vidas, e atender as pessoas com dignidade, carinho e respeito que elas precisam”, disse.
Ele também expressou pesar pela morte de Klinger Araújo. “Klinger parte deixando a saudade de sua alegria contagiante e o exemplo de profissionalismo, amizade, comprometimento e contribuição para a arte do Boi Bumbá”.
Agenda 30/09
Não foi divulgada.
Romero Reis (Novo)
Vistou a comunidade Valparaíso, na Zona Leste de Manaus, que detém uma grande produção de hortaliças e verduras que abastecem feiras e mercado da cidade. Romero apontou que no local há uma infraestrutura precária e que seus comunitários sofrem com a falta de asfalto, falta de saneamento básico, ausência de segurança pública e de transporte coletivo.
Ele apresentou propostas para a região, que incluem regularização fundiária, asfaltamento, saneamento básico e assistência técnica para quem vive da agricultura. “Queremos que o Valparaíso funcione como uma fazenda urbana. E ela merece servir de exemplo a nossa cidade. Se chegarmos à prefeitura, vamos fazer regularização fundiária para dar garantia para quem vive do que a terra oferece, além de oferecermos água, esgotamento sanitário e asfalto para melhorar a vida das pessoas. Isso não é conversa de político, mas de empreendedor que sabe e faz”, disse o candidato.
“Eu não sou político profissional. Quando a gente for prefeito de Manaus, a infraestrutura vai chegar aqui e Valparaíso vai se tornar um exemplo para os demais bairros. Não é papo de político, é proposta de um engenheiro militar que realizou dezenas de obras na Amazônia”, respondeu Romero aos comunitários.
Agenda 30/09
8h – Reunião com candidatos a prefeito no Codese
11h30 – Entrevista no programa Balanço Geral, na TV Record, no The Office
-Lançamento do livro “Manaus, por Romero Reis”, às 17h, no Expresso 73, no Manauara Shopping
Zé Ricardo (PT)
O candidato manifestou-se contrário à intenção do governo federal em acabar com o programa Bolsa Família, sendo substituído pelo programa Renda Cidadã e ainda retirando o Auxílio Emergencial. O Renda seria financiado com recursos dos precatórios, das dívidas do Governo, e dos valores do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).
“Esse Governo quer matar o Bolsa Família. Essa é mais uma armadilha do ministro Paulo Guedes, que se baseia nos recursos dos precatórios do Fundef e 5% do Fundeb. Dinheiro esse que foi retirado do salário dos professores no período de 1998 e 2006. São cerca de R$ 90 bilhões e que não querem devolver”, declarou, destacando que sua preocupação é quando acabar essa reserva de recursos. “O programa vai acabar também? Essa é a armadilha. Fico do lado dos professores e da educação e não aceitarei que se dê calote nos professores e que acabem com o Bolsa Família”.
Como propostas para Manaus na área da educação, Zé Ricardo disse em entrevistas que irá fazer a revisão do Plano de Carreira dos Professores, além da construção de novas escolas, em substituição a prédios alugados, e da promoção de melhoria na estrutura física e nos equipamentos das escolas e creches. Também propõe o calendário escolar voltado à realidade local, com o objetivo de diminuir a evasão escolar; implantação de cursos de empreendedorismo e cursos técnicos profissionalizantes nas escolas, incentivo à geração de emprego e renda e a implantação de programa de informática nas escolas.
Agenda 30/09
Manhã – Faz bandeiraço, adesivaço e depois minicomício, em cima da Kombi, na Zona Sul; e participa de reunião do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus), no Centro
Tarde – Reúne-se com agricultores rurais de produtos orgânicos, na Zona Leste
Noite – Faz debate sobre o plano de governo com coordenadores de campanha