MANAUS – O presidente estadual do PT no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, afirmou ao ESTADO POLÍTICO que a sigla apoia e defende a candidatura à reeleição da senadora Vanessa Grazziotin, mas ressalta que PT e PCdoB não são partidos univitelinos. Segundo o político, a prioridade da sigla no estado é garantir um palanque para Lula. Apesar de preso, a legenda insiste no projeto de lançar o ex-presidente na disputa pelo Planalto.
“Não são partidos univitelinos, não. O que queremos é, na verdade, a concessão de um palanque que possa fazer palanque ao Lula, e que a gente possa construir um projeto macro”, respondeu Sinésio, ao ser questionado se a sigla está obrigada pela direção nacional a só fechar coligação no Amazonas se incluir o projeto de releição de Vanessa.
O PT conversa com o PSB a possibilidade de apoiar a candidatura ao Governo do Amazonas de David Almeida. No entanto, o acordo depende de uma acerto nacional entre as duas legendas. Entre as condições colocadas na mesa pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores está o apoio à candidatura à Presidência da República que a legenda apresentar. E, no Amazonas, com o acréscimo da candidatura de Vanessa.
Os partidos esperam chegar a um acordo na quarta-feira (1º), durante reunião em Brasília. Segundo Sinésio, até lá a sigla segue conversando. E não só com o PSB.
Dono do 2º maior tempo de TV, a aliança com o PT é o objeto de desejo do projeto de David Almeida ao governo.
Chance de reeleição
Pesquisa da empresa Action, divulgada este mês, mostra Vanessa em terceiro lugar na disputa pela Senado, atrás de Eduardo Braga (MDB) e a então pré-candidata ao cargo, Rebecca Garcia. No fim de semana, a ex-deputada federal do PP anunciou que desistiu da disputar para ser candidata a vice-governadora na chapa de Amazonino.
Com a desistência de Rebecca, as chances de Vanessa conseguir a reeleição aumentam. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o Nº AM-08474/2018, no dia 09/07/2018. /L.P.