MANAUS – Conforme adiantou o ESTADO POLÍTICO, o governador Wilson Lima (PSC) escolheu o segundo colocado da lista tríplice para ser o novo procurador-geral de Justiça do Amazonas, quebrando, assim, uma tradição do chefe do Executivo estadual indicar o mais votado.
Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior foi nomeado o novo PGJ na segunda-feira (14), em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), que ficou disponível a partir da tarde de terça-feira (15).
Na lista que foi enviada pelos membros do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ao governador, Alberto Nascimento figura na segunda posição na preferência da classe (com 92 votos). A atual chefe do MP-AM, Leda Mara Albuquerque, foi a mais votada e por isso era a primeira da lista (com 116 votos). O terceiro colocado foi André Seffair, com 87 votos.
A escolha do chefe do MP-AM ocorre por eleição, com os três nomes mais votados sendo apresentados ao governador. Cabe ao chefe do Executivo escolher um dos três nome, mas sem a obrigação de optar pelo mais votado. No entanto, é incomum o governador optar pelo 2º ou 3º colocado.