MANAUS – A frente de esquerda enfim deu liga em Manaus e lançou a candidatura de José Ricardo (PT) à prefeitura. O nome do deputado federal foi confirmado na manhã deste domingo (13) em convenção do Partido dos Trabalhadores, realizada em um auditório da rua Ferreira Pena, Centro, e por plataforma digital.
A assistente social Marklize Siqueira, do Psol, foi escolhida a vice, na coligação majoritária “Manaus pela Vida, pelos Pobres”, que reúne, além do PT e Psol, a Rede Sustentabilidade e o PCB.
Além de oficializar a aliança para chapa majoritária, convenção também formalizou chapa proporcional de candidatos vereadores do PT, com 62 postulantes, sendo 19 mulheres.
“Gostaríamos que outros partidos se juntassem a nós, com a esperança depositada nessa chapa, em busca de uma Manaus pela vida, pelos mais pobres e pelos que mais precisam”, declarou José Ricardo, ao agradecer aos militantes e filiados dos partidos aliados.
O candidato e sua vice defenderam uma administração pública junto com o povo. “Manaus está abandonada, com muitos problemas e que piorou ainda mais com essa pandemia. Cerca de 40% da população, quase 900 mil pessoas, vivem em más condições; cerca de 260 mil com ‘baixa’ qualidade de vida e mais de 600 mil pessoas em baixíssima qualidade de vida; 653,6 mil moradias, 348,7 mil (53,3%) são considerados domicílios ocupados em ‘aglomerações subnormais’. Queremos fazer a diferença e construir uma prefeitura transparente, com prestação de contas. Conosco, a prefeitura será levada para os bairros, para os que mais precisam”, disse José Ricardo, que está construindo um Plano de Governo, de forma democrática e participativa, por meio de várias reuniões virtuais, pelo recebimento de propostas na plataforma digital “A Manaus que Queremos”, e em algumas reuniões presenciais, com distanciamento social.
Marklize Siqueira ressaltou que ela e José Ricardo serão as vozes daqueles que não são ouvidos, do povo da periferia, da pluralidade cultural. “Não é mais possível ver tudo o que acontece na cidade de Manaus e ficar só assistindo. Junto com José Ricardo, quero ajudar minha cidade a ser um lugar digno para se viver, que acolha a sua gente e encontre soluções concretas para mudar a vida do seu povo. Vamos derrotar o atraso e semear a esperança!”.
Para a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que participou da convenção por plataforma digital, José Ricardo está preparado, sendo um excelente parlamentar, e será um excelente prefeito, priorizando a vida, valorizando as pessoas. “Ele já tem a cultura de prestar contas e de fazer um mandato participativo. Levar isso para a Prefeitura é fundamental, para dar transparência à gestão pública. Parabéns ao Partido e a todos os candidatos da coligação”. E Valdemir Santana, presidente Municipal do PT, destacou ser importante o engajamento de todos e todas nesta caminhada. “Precisamos tirar Manaus dessa mesmice e fazer o melhor que for possível. Temos 23% da população desempregada nesta cidade, e José Ricardo tem a experiência de mudar esta realidade”.
Entre os participantes da convenção do PT estavam os dirigentes e militantes dos partidos da coligação, como o presidente Municipal do Psol, Jonas Araújo; do presidente Municipal da Rede, Lúcio Alves; e da presidenta Municipal do PCB, Fernanda Fernandes, além de lideranças de movimentos sociais e de candidatos e candidatas do Partido dos Trabalhadores.
A vice
Formada em Serviço Social, com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Markilze já foi professora do Departamento de Serviço Social da Ufam e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Sua trajetória de engajamento social iniciou na Pastoral da Juventude. Aos 19 anos, trabalhou como cobradora de ônibus e sempre dividiu sua vida entre militância social e estudo. Já a trajetória política, é marcada pela defesa das pautas do feminismo, das mulheres afroameríndias, da diversidade religiosa, dos direitos humanos, da seguridade social, da educação pública, gratuita e socialmente referenciada.