MANAUS – Com o aumento dos casos do novo coronavírus no Amazonas, o Governo do Estado decidiu suspender a realização de grandes eventos, entre eles, o Festival de Parintins.
A informação foi dada pela presidente da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), Rosemary Costa Pinto, na tarde desta sexta-feira, 11. No dia 10 de julho, os presidentes dos bois Garantido e Caprichoso chegaram a divulgar que o festival seria realizado de 6 a 8 de novembro, agora o evento foi adiado para junho de 2021.
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, segundo Rosemary, vê com preocupação o relaxamento geral da população quanto às medidas preventivas contra o novo coronavírus, como uso de máscaras e o distanciamento social. Diante disso, as autoridades de saúde avaliam que não há segurança suficiente, neste momento, para a flexibilização de outras medidas restritivas como retomada de grandes eventos, a exemplo do Festival de Parintins.
“O Governo do Estado do Amazonas decidiu manter todas as medidas de restrição que vinham sendo colocadas até agora. A decisão do Comitê de Crise é de que não serão feitas novas flexibilizações, por enquanto. Grandes aglomerações não devem acontecer, dentre essas, (o governo) está suspendendo a realização do Festival Folclórico de Parintins esse ano. Houve um consenso entre o Governo do Estado, Prefeitura de Parintins e os representantes dos bumbas Garantido e Caprichoso”, disse Rosemary.
A medida também foi comunicada pelo governador Wilson Lima, nesta sexta, durante reunião com os poderes e representantes de classe.
“A decisão é que a 55ª edição do Festival Folclórico está adiada pra junho do ano que vem. É claro que esse é um indicativo que a gente tem, e só vamos tomar qualquer decisão se tivermos a segurança necessária de realizar o evento, se não colocar a vida das pessoas em risco”, disse o governador.