MANAUS – Os pré-candidatos bolsonaristas Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Coronel Alfredo Menezes (Patriotas) intensificaram um diálogo de aliança eleitoral entre os dois, mas as negociações não avançaram, pois nenhum deles abriu mão da cabeça de chapa na disputa pela Prefeitura de Manaus. Menezes seria o mais inflexível deles.
A seu favor, Alberto Neto tem a força do partido Republicanos, com o 11º maior tempo de TV e verba eleitoral, o que representa cerca de 1/3 da fatia que o Patriotas tem para esta eleição. Ele também foi indicado para ser vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e tem experiência de uma eleição, a que lhe rendeu seu atual mandato.
Mas, os seus maiores ativos eleitorais são o seu posicionamento nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até agora, onde figura entre os cinco mais bem colocados, e sua força nas redes sociais.
Já Alfredo Menezes conta com a amizade pessoal do presidente Jair Bolsonaro, que prometeu ficar fora das disputas no primeiro turno, mas deu sinais de que pode abrir uma exceção para o caso do coronel, de quem é padrinho de casamento. Ele, porém, nunca teve mandato eletivo, é pouco conhecido e raras vezes passa do 1% nas pesquisas.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (10), Alberto Neto reforçou que continua firme com a sua pré-candidatura, mas que vem conversando com vários partidos de direita, entre os quais cita siglas que já tem candidatos ou pré-candidatos. Além do Patriotas, ele cita o PSL, comandado pelo vereador Diego Afonso (que está a um passo de fechar aliança com Ricardo Nicolau, do PSD); o PRTB, do deputado estadual Josué Neto; o PMN, de Orsine Júnior; e o DC, de Chico Preto.
Interlocutores também indicam que ele pode abrir mão da candidatura para focar na nova missão no Congresso Nacional.
Confira a nota de Alberto Neto:
Nosso principal objetivo continua sendo poder oferecer aos manauaras uma candidatura que ofereça inovação, transparência e uma gestão que solucione o problema das pessoas. Não estamos aqui por vaidade política. Eu continuo firme na minha candidatura, mas conversando com vários partidos para disputar a prefeitura de Manaus de maneira competitiva. Partidos como Republicanos, Patriota, PSL, PRTB, PMN, e DC, que defendem valores como a família, a boa política e estão comprometidos com Manaus.
Juntos e unidos vamos ter uma candidatura mais forte e competitiva.