MANAUS – O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou a candidatura do advogado Marcelo Amil a prefeito de Manaus durante a convenção partidária híbrida na manhã deste domingo (6). A chapa será “puro sangue” e a candidata a vice será a também comunista Dora Brasil, que é professora.
O PCdoB também confirmou os candidatos a vereador pelo partido, inicialmente 77, sendo que apenas 62 destes serão oficializados até o dia 16.
Amil era pré-candidato pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), mas perdeu o comando da sigla e volou ao PCdoB, seu primeiro partido, com um grupo de cerca de 50 pessoas.
“Com 17 anos, eu aprendi que eu tinha que lutar. Fui office boy, vendedor de bala de mangarataia na rua e, desde aquela época, eu já sabia que tinha que lutar por uma sociedade melhor. Eu tinha que lutar para ter uma vida melhor e para proporcionar oportunidades para os outros. E foi lutando que eu conheci o PCdoB. Aos 17 anos, eu me filiei ao partido e comecei a militar. Então, eu vou estar fazendo uma campanha com os meus amigos e no partido que eu acredito”, declarou.
A pré-candidatura de Marcelo Amil foi aprovada pela maioria dos militantes no início de setembro. Entre as propostas de campanha, Amil ressalta que pretender fazer uma gestão que valoriza as pessoas, dando a elas a oportunidade de emprego e renda. Marcelo diz que a capital amazonense tem condições de voltar a se desenvolver, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho e retomando a economia, atingida pela pandemia do novo coronavírus.
“Eu nasci em Manaus, cresci aqui e foi a cidade que escolhi criar meus filhos. Quero poder empregar a força do meu trabalho para a melhoria das pessoas. Nunca neguei o amor que eu tenho por esta cidade e agora posso fazer mais do que já vinha fazendo sem ser candidato. Eu poderei atender as necessidades com o olhar de quem conhece a realidade, enfrenta os problemas e sabe que dá para fazer mais”, declarou o candidato.
O presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, disse que o nome de Marcelo Amil foi uma excelente escolha, não apenas para o partido, mas para a cidade de Manaus. “Marcelo Amil recebe agora a ‘tocha’ do socialismo, a ‘tocha’ do povo, representando as boas ideias do partido. Ele é um grande nome da política local e um representante daqueles que acreditam numa Manaus melhor”, disse o líder comunista.
Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a convenção foi realizada num formato misto, com a presença de parte dos filiados na sede do partido, no Centro de Manaus, e a participação virtual de lideranças políticas e militantes.