MANAUS – Sem cravar uma data para o retorno das aulas, a Prefeitura de Manaus criou um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) para definir ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus na rede municipal.
A medida consta no decreto 4.889/2020, publicado pelo prefeito Arthur Neto (PSDB) no Diário Oficial do Município de Manaus desta quarta-feira (19).
Conforme o decreto, o GTI terá como finalidade definir “medidas estratégicas, temporárias ou definitivas, de controle e monitoramento epidemiológico das condições de saúde dos servidores, alunos e colaboradores dos estabelecimentos de ensino e de áreas administrativas” da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O GTI será composto por servidores da Semed e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Convidados de outros órgãos e da sociedade civil poderão participar do grupo, que terá que concluir os trabalhos em 120 dias, ou seja, dentro de quatro meses, em 19 de dezembro, podendo o prazo ser prorrogado.
Conforme dados atualizados até esta quarta-feira (19) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), a capital tem 40.050 casos confirmados de Covid-19 e 2.181 óbitos.
Sem data e critérios
As aulas presenciais estão suspensas desde março.
No fim do mês passado, a Semed informou à imprensa local que não havia data para a volta às escolas e que estava elaborando um plano de retorno das aulas presenciais.
O retorno, conforme a pasta, levaria em consideração o mapa epidemiológico da cidade. E, para isso, segundo a secretaria, um grupo de trabalho com integrantes de setores da saúde, educação e assistência faria o monitoramento epidemiológico, além de organizar um protocolo de segurança.
A rede estadual, na capital, iniciou no último dia 10 se cronograma de volta às escolas, com os alunos do ensino médio, em revezamento. Na próxima segunda-feira (24), volta as aulas presenciais para alunos do ensino fundamental.
O retorno é contestado por entidades sindicais dos servidores da educação, apesar de ter adesão maciça da classe até agora.
Confira o decreto desta quinta-feira na íntegra: