MANAUS – O pré-candidato a prefeito de Manaus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), José Ricardo, lançou nesta quinta-feira (13) a plataforma colaborativa do plano de governo “A Manaus que Queremos (amanausquequeremos.com.br). Participou da coletiva de imprensa virtual do lançamento, a ex-ministra Ideli Salvatti, que coordena nacionalmente a iniciativa, que também é usada por outros pré-candidatos do PT Brasil afora. A coordenadora local da plataforma, Denise Kassama, também participou da entrevista.
Hoje deputado federal, José Ricardo lembrou que ao longo de sua vida pública discutir a gestão junto com a sociedade sempre foi uma de suas bandeiras e que não seria diferente na construção do seu plano de governo.
“Tenho costume de fazer o debate do orçamento público. Como vereador, fazia o debate na praça, como deputado estadual também, apresentando emendas que vieram de propostas apresentadas pela população. E portanto agora, como pré-candidato a prefeito, é natural que a gente faça o mesmo, ouvir o povo, ouvir as propostas daqueles que moram no lugar, que conhecem melhor os problemas de cada bairro, de cada comunidade”, disse o petista.
“As pessoas têm reclamações para fazer hoje e não têm aonde reclamar na prefeitura”, disse. “E se reclamar não têm respostas”, completou.
Segundo José Ricardo, as pessoas querem ser ouvidas. “E serão ouvidas agora na pré-campanha, na campanha e depois na gestão”.
O prefeiturável disse que outro pilar do seu projeto é a transparência da gestão. “Tem quase R$ 6 bilhões (de orçamento), o município, o prefeito, mas se perguntar agora de alguém do bairro em que que o prefeito atual gastou o dinheiro, ninguém vai saber nada, nem vereadores sabem porque não há prestação de contas”.
“Os contratos milionários são sempre os mesmos”, apontou, ao citar o transporte coletivo, que, segundo ele, recebeu “um presente” de R$ 61 milhões da prefeitura e só entrega ônibus velho para a população.
O pré-candidato falou também sobre alianças eleitorais e sobre a disputa interna pelo nome do partido a disputar a cadeira hoje ocupada por Arthur Neto (PSDB).
Questionado sobre a participação de lideranças de peso do partido em sua campanha, Zé Ricardo disse que seria ótimo a presença do ex-presidente Lula, por quem, segundo ele, Manaus tem um “grande carinho”. O pré-candidato citou programas e ações federais que justificariam essa relação da cidade com o ex-presidente e lembrou que recursos federais bancaram o Proama, que levou água tratada às zonas Norte e Leste da capital.
Participação e experiência
Diretamente de Florianópolis, a ex-ministra e ex-senadora Ideli Salvatti falou sobre a plataforma virtual e disse que a “participação sempre foi uma questão estratégica para o PT”.
“Uma das práticas do PT mais reconhecidas internacionalmente, que tem sido divulgada como um dos eixos centrais do modo petista de governar, foi o orçamento participativo. Foi uma marca que o PT cunhou, executou, fazendo com que as pessoas pudessem debater, discutir e decidir onde parte significativa do orçamento seria aplicada”, observou.
Ideli disse que a maioria das prefeituras petistas já eleitas adotou o orçamento participativo e que as gestões de Lula e Dilma na Presidência valorizavam as vozes dos conselhos da sociedade civil e que realizavam as conferências temáticas nas três esferas (municipal, estadual e federal).
A ex-ministra disse que muitas das políticas públicas adotadas pelos presidentes petistas foram frutos dessa escuta.
A plataforma “A Cidade que Queremos”, explicou Ideli, é um instrumento que o PT nacional colocou à disposição de todos os pré-candidatos a prefeito e prefeita do partido. A ferramenta conta com assessoria aos prefeituráveis para customização conforme a localidade.
Manaus, segundo ela, foi uma das primeiras cidades com pré-candidatura petista a aderir à ferramenta.
Para Ideli, a capital amazonense é estratégica para a região, onde o PT acumula vitórias eleitorais nos centros urbanos. “O PT tem experiência em governar capitais amazônicas”, frisou, ao citar Rio Branco, Porto Velho, Palmas e Belém.
“Nós temos experiência acumulada com excelentes resultados”, disse ela. Esse know-hall deve ser agregado à campanha de Zé Ricardo, afirmou.