MANAUS – Por conta das medidas restritivas em decorrência da pandemia, a Prefeitura de Manaus informou nesta quarta-feira (5) que não permitirá a visitação de túmulos no Dias do Pais (9) nos cemitérios administrados pelo município.
A data é a terceira que mais leva pessoas aos cemitérios, perdendo apenas para o movimento do Dia de Finados, em 2 de novembro, e Dia das Mães. Pela estimativa da Semulsp, mais de 40 mil pessoas visitaram os espaços no Dia dos Pais, no ano passado. Finados costuma movimentar mais de 500 mil pessoas.
“Tradicionalmente, é uma das datas de maior movimentação de pessoas nos cemitérios de Manaus e como ainda estamos em meio à pandemia, mesmo com redução de casos, precisamos continuar evitando aglomerações, sem baixar a guarda, pois ainda não estamos livres do vírus”, afirma o secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias.
A determinação segue as diretrizes do decreto municipal, que regula a movimentação nos cemitérios, limitando a entrada de pessoas em sepultamentos e respeitando a recomendação de distanciamento social para evitar aglomerações, por conta do risco de contágio da Covid-19.
Desde o último dia 11 de abril, a entrada em cemitérios está restrita a até cinco pessoas, estritamente ligadas a algum sepultamento acontecendo no dia.
A Prefeitura de Manaus proibiu até a entrada de equipes de imprensa nos cemitérios.
Foto: Marcio James / Semcom