MANAUS – O Governo do Amazonas entregou hoje a base fluvial Arpão, primeiro de quatro pontos de policiamento e controle que o Estado planeja implantar nas calhas do Solimões e rio Negro.
A base faz parte de um projeto de combate ao narcotráfico, à pirataria e aos crimes ambientais no estado do Amazonas. A entrega ocorre um dia depois de dois policiais militares morrerem em confronto com narcotraficantes, em Nova Olinda do Norte.
Segundo o governo, é a Base Fluvial Arpão que vai atuar no rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, dando suporte a uma série de operações policiais integradas na região.
A iniciativa é resultado de parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
“Desde o ano passado que nós estamos trabalhando nessa estrutura junto com o Governo Federal. É uma estrutura que vai abrigar 57 homens, incluindo agentes da Força Nacional de Segurança e pessoal da Polícia Federal. É uma integração entre poderes para que a gente possa fazer esse combate, inclusive também com apoio de setores de inteligência”, disse o governador Wilson Lima (PSC) durante o evento de entrega da base fluvial.