MANAUS – Três dos 11 parlamentares que representam o Amazonas em Brasília figuram na lista deste ano dos “Cabeças” do Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e divulgada nesta sexta-feira (17). A lista inclui os 100 mais influentes entre 594 políticos com mandato nas casas legislativas (sendo 513 deputados federais e 81 senadores).
Da bancada amazonense, aparecem na lista o senador Eduardo Braga (MDB), o deputado federal Marcelo Ramos (PL) e o senador Omar Aziz (PSD).
O Diap afirma que, entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, são destacadas na avaliação para a lista a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
“Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, informa a publicação do departamento que detalha a lista.
A lista também traz principal habilidade do político, quantos mandatos ele possui e em quantas outras vez ele já esteve entre os “Cabeças”. Veja:
- o senador Eduardo Braga (MDB), que está no segundo mandato, aparece pela 7ª vez na lista. Braga foi definido como “negociador”.
- o deputado federal Marcelo Ramos (PL), que está primeiro mandato, aparece pela segunda vez na lista (a primeira foi logo no primeiro ano de mandato, em 2019). Ele foi definido como “debatedor”.
- o senador Omar Aziz (PSD), que está no seu sexto ano do primeiro mandato, aparece pela segunda vez na lista. Omar também foi classificado como “debatedor”.
Além dos políticos que se destacam como articuladores e debatedores, também há na classificação da lista do Diap “formuladores”.
Repercussão
Parlamentares indicados pelo Amazonas na prestigiosa lista neste ano repercutiram o tema.
Marcelo Ramos
Eleito pela segunda vez seguida para a lista, em seu segundo ano de mandato, o estreante da Câmara dos Deputados Marcelo Ramos comemorou nas redes sociais. “Represento um estado com apenas 8 deputados federais e, por este motivo, dedico atenção integral ao meu mandato”, escreveu no Twitter.
“Nosso propósito é, por meio da nossa voz, fazer chegar às autoridades os pleitos e projetos pro Amazonas. Gratidão aos amazonenses por terem me permitido viver esse momento”, acrescentou.
Ao ESTADO POLÍTICO, em entrevista publicada no último dia 6, Ramos atribuiu o desempenho da sua atuação no Congresso (ele é cotado para ser candidato a presidente da Câmara), entre outras coisas, à sua dedicação para entender o funcionamento das casas e ao prestígio do seu partido, o PL. Ele é vice-líder da sigla.
“Quando decidi ser candidato a deputado federal, procurei estudar o funcionamento da Câmara dos Deputados, fui pra Brasília antes de tomar posse, criei relação com quem eram os players fundamentais, principais líderes da Câmara, e isso ajudou muito, e obviamente que tem um “quê” de prestígio do meu partido, meu partido me prestigiou muito”, declarou ao site.
Eduardo Braga
Eleito pela 7ª vez na lista dos “Cabeças”, Eduardo Braga declarou em nota que é uma hora ter sido escolhido.
“Essa é uma resposta à confiança em mim depositada pelo povo do Amazonas, que pode ter certeza do meu compromisso com a defesa do interesses do nosso Estado e de nosso país”, comemorou o senador, que é líder do MDB.
A categoria “negociadores”, em que Braga foi classificado, inclui parlamentares investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos e que se sobressaem, segundo os critérios do Diap, pela credibilidade, pelo controle e equilíbrio emocional, pela habilidade no uso das palavras e pelo respeito à vontade da maioria.
Omar Aziz
O senador Omar Aziz não publicou nada referente ao tema nas redes sociais, nem respondeu às mensagens enviadas pelo site até o fechamento desta edição.
Omar é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e coordenador da bancada do Amazonas no Congresso.
+Comentadas 1