MANAUS – Uma equipe de vacinação contra o sarampo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi impedida de vacinar crianças no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, segundo a Prefeitura de Manaus, por traficantes.
Em nota divulgada à imprensa na noite desta quarta-feira (18), o prefeito Arthur Neto (PSDB) disse que o Amazonas não pode virar propriedade de traficantes, e fez uma apelo para que o governador Amazonino Mendes (PDT) tome providências.
“Eu faço um apelo muito encarecido ao Governador do Estado, que entre com tudo que possa ter de força policial, porque nós não podemos deixar nunca que o Amazonas vire propriedade de traficantes. O Amazonas é propriedade dos amazonenses”, declarou o prefeito.
Uma equipe da TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, acompanhava os servidores da Semsa, e também foi ameaçada, segundo a prefeitura.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança (SSP-AM) informou que está investigando o caso./L.P.
Abaixo, a nota de Arthur Neto:
“É uma notícia muito grave e triste que eu trago ao conhecimento do povo de Manaus e do povo brasileiro. Uma equipe nossa de combate ao sarampo, trabalhando com muito amor pela cidade, com muito amor pelas pessoas, estava vacinando moradores do bairro Jorge Teixeira e sendo acompanhada de uma rede de televisão, quando traficantes do bairro, filiados à falange de tráfico que ameaça dominar este Estado impediram a continuação da vacinação que pode salvar bebês e adultos manauaras.
Eu faço um apelo muito encarecido ao Governador do Estado, que entre com tudo que possa ter de força policial, porque nós não podemos deixar nunca que o Amazonas vire propriedade de traficantes. O Amazonas é propriedade dos amazonenses. E portanto, eu estarei com as equipes da Saúde na rua a partir de amanhã. E se o tráfico quiser impedir que isso aconteça, vai ter que impedir que eu pessoalmente faça o acompanhamento à vacinação.
Mas eu peço encarecidamente que o governador coloque as forças policiais todas na rua porque realmente é de indignar qualquer um nós imaginarmos que tem uma equipe salvando vidas e ao mesmo tempo arriscando as suas vidas, porque traficantes, gente da pior ordem, da pior laia, do pior caráter, da pior extração; gente desse tipo acha que pode com a força das suas armas impedir que um trabalho benemérito das equipes da Semsa que estão enfrentando o sarampo, que ameaça tantas pessoas, domine a situação.
É com indignação que eu faço essa declaração. É com indignação, é com comoção, e é com a certeza de que o governador tomará as providências mais duras, porque eu estou deixando tudo bem claro. Confio que amanhã nós estaremos acompanhados de força policial para ninguém se atrever a fazer o que hoje aconteceu.
Mas eu, de noite, acompanharei as equipes da Semsa pessoalmente e se os traficantes quiserem fazer alguma coisa, me terão à disposição deles. Mas que nós vamos vacinar, nós vamos vacinar! O povo de Manaus precisa, o povo de Manaus merece”.
ARTHUR VIRGÍLIO NETO
Prefeito de Manau
Abaixo, a nota da SSP-AM:
A SSP-AM determinou que o caso relatado pela equipe de reportagem seja investigado pela Polícia Civil. Na noite desta quarta-feira (18/06), após o contato da produção da TV Amazonas, a Polícia Militar e policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações, da SSP, foram a área para uma varredura.
Cabe ressaltar, ainda, que desde o início da semana, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) está em contato com a SEMSA para apoiar e oferecer segurança às equipes de imunização em um trabalho que envolve os comandos de policiamento militar de cada área da cidade.
A Secretaria ressalta, ainda, que tem intensificado operações policiais no bairro do Jorge Teixeira nos últimos meses, com base em levantamentos do setor de inteligência. A Secretaria pede que a população colabore denunciando essas ações criminosas através do telefone 181. A denúncia é anônima, a ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.