MANAUS – A deputada Alessandra Campêlo (MDB) foi escolhida presidente da Comissão Especial do Impeachment e o deputado Doutor Gomes (PSC) foi eleito relator. Ambos são da base do governador Wilson Lima (PSC) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
A definição ocorreu após a sessão ordinária desta terça-feira (14), quando foi realizada a primeira reunião da comissão, comandada pelo deputado mais velho presente no Plenário, Belarmino Lins (Progressistas).
Alessandra disputou contra Felipe Souza (Patriotas) e teve nove votos, contra sete e uma abstenção.
Gomes teve 10 votos na disputa pela relatoria contra seis de Fausto Júnior (PRTB) e uma abstenção.
Apenas os 17 membros da comissão tiveram direito a voto.
Placar
O placar para ambos os cargos da Comissão especial foi similar.
A única diferença foi que para presidente Saullo Vianna (PTB) se absteve de votar e para relator ele votou em Gomes.
Já o deputado João Luiz (Republicanos) se absteve para votar no relator e votou em Felipe Souza para preseidente.
Votos para presidente
Alessandra Campêlo – Adjuto Afonso, Alessandra Campêlo, Belarmino Lins, Cabo Maciel, Carlinhos Bessa, Joana D’Arc, Roberto Cidade e Therezinha Ruiz
Felipe Souza – Delegado Péricles, Dermilson Chagas, Fausto Júnior, Felipe Souza, João Luiz, Sinésio Campos e Wilker Barreto
Abstenção – Saullo Vianna
Votos para relator
Doutor Gomes – Adjuto Afonso, Alessandra Campêlo, Belarmino Lins, Cabo Maciel, Carlinhos Bessa, Joana D’Arc, Roberto Cidade, Saullo Vianna e Therezinha Ruiz
Felipe Souza – Delegado Péricles, Dermilson Chagas, Fausto Júnior, Felipe Souza, Sinésio Campos e Wilker Barreto
Abstenção – João Luiz
O processo
As denúncias de impeachment contra governador e também contra o vice, Carlos Almeida (PTB), foram apresentadas por dirigentes do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) no dia 27 de abril.
O anúncio de continuação da tramitação do procedimento aconteceu na semana passada após uma reunião a portas fechadas dos deputados presentes na sala da presidência da ALE-AM. A reunião sigilosa começou por volta das 11h, após o Grande Expediente, e terminou por volta das 13h. Na sequência, a decisão foi comunicada no Plenário.
A comissão, com seus 17 membros (a maioria da base do governador), além de decidir se dá ou não andamento às denúncias de crime de responsabilidade decidirá se há ou não legalidade no processo contra o vice, o que é atípico nas ações de impedimento do titular do cargo.
A sessão
Ao proclamar o resultado da eleição, na sessão desta terça-feira, Belarmino Lins anunciou que passaria o comando dos trabalhos à presidente eleita, mas a transmissão do YouTube foi interrompida na sequência.
+Comentadas 1