MANAUS – Dezesseis deputados tiveram seus nomes indicados inicialmente para compor a Comissão Especial do Impeachment da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). São 17 indicações.
A Casa iniciou nesta quinta-feira (9) sessão para iniciar a criação da comissão, que decidirá pelo afastamento ou manutenção do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida (PTB), à frente do Executivo.
Confira os nomes:
No início da sessão, o líder do Progressistas, Belarmino Lins, indicou para a segunda vaga do bloco partidário da legenda o deputado Cabo Maciel (PL).
Cabo Maciel aceitou a indicação.
Serafim Corrêa (PSB) questionou a indicação, argumentando que o partido ou bloco partidário não deve indicar parlamentar de outro grupo.
Alessandra Campelo (MDB) disse que, por analogia aos impeachments dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Fernando Collor de Mello, a indicação de bloco pode ser de outro partido.
Wilker Barreto (Podemos) argumentou que a indicação de Maciel é intempestiva, porque foi feita depois da indicação inicial e porque os Progressistas têm deputados do próprio partido que podem ser indicados.
Belarmino disse discordar da posição de Serafim e disse que em reunião de líderes foi definida a prorrogação do prazo para as indicações até as 10h desta quinta. A prática de indicar nomes fora do partido ou bloco partidário, ressaltou ele, está em linha com os processos da Câmara dos Deputados.