MANAUS – O procurador José Roque Nunes Marques, e os promotores Alberto Rodrigues do Nascimentos Júnior, Leda Mara Nascimento Alguquerque, Reinaldo Alberto Nery de Lima e Paulo Stélio Sabbá Guimarães são os candidatos inscritos para disputar o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MP-AM), em eleição marcada para o dia 10 de setembro.
O prazo para registro de candidaturas encerrou às 15 horas desta terça-feira (17). O pleito é para a formação de uma lista tríplice, que será apresentada ao governador Amazonino Mendes (PDT). É ele quem decidirá qual dos três mais votados substituirá o atual chefe do MP-AM, Fábio Monteiro.
Política
Com a crescente interferência política no resultado das eleições no MP-AM, cada vez menos procuradores e promotores tem se interessado na disputa, o que se reflete no reduzido número de candidatos.
Em 2014, a disputa teve dez nomes brigando pelo posto. Dois anos depois, quando Fábio Monteiro se reelegeu, o número de candidatos caiu para quatro, e este ano ficou em cinco.
“Perdi a motivação. Eleição é igual em todo lugar. O processo eleitoral do Ministério Público não é fácil em todas as fases, e essas são sempre políticas”, diz um membro do MP-AM, que já disputou a eleição.
O orçamento autorizado para o MP-AM este ano é de R$ 334 milhões. Até esta terça-feira (17), o órgão já havia executado R$ 187,7 milhões.
A posse do novo chefe do MP-AM está marcada para o dia 14 de outubro. /L.P.