MANAUS – A primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, testou positivo para o novo coronavírus. O diagnóstico vem poucas horas após a Prefeitura de Manaus confirmar, em nota, que o prefeito Arthur Neto, do PSDB, contraiu o novo vírus.
Procurada pela reportagem, a Semcom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que Valeiko realizou o teste de PCR, que identifica o vírus no período em que está no organismo. No início da pandemia, chegou a ser divulgado que a primeira-dama havia contraído a doença. Segundo a Semcom, à época, a primeira-dama foi submetida apenas a um teste rápido.
O teste rápido é passível de um resultado falso positivo.
O ESTADO POLÍTICO apurou no início da manhã desta terça-feira que Arthur Neto foi internado no hospital Adventista, em Manaus, ainda na noite de segunda-feira (29).
Na tarde de segunda, Arthur e a primeira-dama inauguraram uma obra na avenida Constantino Nery. O evento provocou grande aglomeração de pessoas.
Quem participou do evento, relata que Arthur já apresentava sintomas da doença no local, como tosse.
Na nota divulgada sobre o estado de saúde de Arthur, a prefeitura informa que os assessores que tiveram contato com o prefeito no evento estão sendo monitorados. O prefeito tem 74 anos.
A prefeitura orienta a população que esteve na inauguração a procurar uma UBS, caso apresente sintomas da doença.
Segundo a prefeitura, Arthur segue internado, mas seu estado geral de saúde é estável.