MANAUS – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) vai à Justiça pedir o afastamento do ex-secretário executivo da Susam, João Paulo Marques, do cargo que ocupa atualmente na procuradoria da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).
Aprovado por 4 votos a 1, o requerimento oral propondo que a CPI vá à Justiça pedir o afastamento foi apresentado na tarde desta sexta-feira, 26, pelo presidente da CPI, deputado estadual Delegado Péricles, logo após o depoimento de João Paulo à comissão.
Para Péricles, João Paulo não reúne as condições necessárias para ocupar o cargo de procurador chefe na Suhab, uma vez que, durante depoimento à CPI nesta sexta, relatou erros básicos cometidos em procedimentos enquanto exerceu a função de secretário executivo da Susam.
“É um pedido para a CPI apresentar uma Medida Cautelar à Justiça pelo afastamento do Dr. João Paulo Marques do cargo de procurador chefe da Suhab, tendo em vista que ele mesmo indicou aqui erros básicos de procedimentos enquanto esteve na Susam, o que prejudica o exercício do cargo que atualmente ele exerce”, disse Péricles.
Único membro da base governista na CPI da Saúde, o deputado estadual Dr. Gomes (PSC) votou contrário ao pedido, que definiu como “precipitado”.
“Não há necessidade nenhuma dessa CPI pedir o afastamento de um servidor que está desempenhando a sua função junto à Suhab em sua relação com essa CPI. Será que lá ele está cometendo algum erro administrativo? Até porque essa CPI ainda não concluiu ou comprovou erros administrativos de nenhum servidor da Susam. Então acho que a CPI pode votar, porque vou ser voto vencido, mas quero deixar registrado que essa CPI não tem poder legal para fazer juízo de valor precipitado”, declarou Gomes.
Foto: José Zamith