MANAUS – Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), o deputado federal Sidney Leite tem feito críticas à gestão de Arthur Neto (PSDB) na Prefeitura de Manaus. Desde terça-feira (23) já são três posts no Twitter críticos ao sistema de transporte coletivo da capital.
No primeiro post, ele compartilhou um editorial jornalístico intitulado “Renovação de um sistema precário”. Em seguida, Sidney escreveu que a prefeitura prometeu em janeiro deste ano renovar a frota com 300 novos ônibus.
“Em fevereiro (a prefeitura) paga aditivo de R$ 22 milhões para empresários congelarem tarifa e renovarem a frota. Em junho ela prorroga contrato por +10 anos com as empresas. Nunca vimos nem a cor desses novos ônibus!”, observou.
Na quarta-feira (24) ele foi mais direto. Disse que “não é de hoje que a população de Manaus sente o descaso da atual gestão para com o transporte coletivo e a mobilidade urbana”. “A frota de coletivos que temos na cidade é tão precária que sequer tem condições de passar por uma vistoria do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito)”, escreveu.
Arthur, o alvo das críticas, está no segundo mandato seguido e não pode concorrer a uma nova reeleição. No entanto, pode tentar fazer um sucessor.
E o movimento de Sidney nas redes sociais, que ocorre a cerca de quatro meses das eleições municipais, já pode indicar as articulações partidárias de bastidores visando a sucessão de Arthur.
O PSD de Sidney é presidido no Amazonas pelo senador Omar Aziz.
Omar e Arthur são amigos, embora nem sempre estivessem do mesmo lado nas disputas eleitorais nos últimos anos.
Em 2012, Omar era governador e não apoiou formalmente Arthur (a candidata dele foi a comunista Vanessa Grazziottin).
Em 2016, Omar chegou a anunciar apoio à reeleição do tucano, mas rompeu com ele após o tucano articular com o senador Eduardo Braga (MDB) o ingresso de Marcos Rotta, então filiado ao MDB, na chapa majoritária como vice.
Em 2018, quando Omar tentou voltar ao governo, Arthur declarou apoio a ele. O PSDB fez parte da chapa, que teve como candidato a vice o ex-deputado Arthur Bisneto, filho do hoje prefeito de Manaus.
Até um mês atrás, outro grupo do PSD, dos Nicolau, esteve alinhado à gestão Arthur. A empresa da família do vereador Hiram e do deputado estadual Ricardo, a Samel, cedeu profissionais e equipamentos para o funcionamento do Hospital de Campanha Municipal, exclusivo ao combate à Covid-19.
Mas, dias depois de Arthur anunciar o fechamento da unidade, a prefeitura reclamou que a Samel estaria tentando levar do hospital os equipamentos doados sem o devido processo legal.