Da Redação |
Após terem rompido na pré-campanha de 2024, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), estão se reaproximando. A informação foi dada pelo prefeito em entrevista ao A Crítica Podcast na quinta-feira, 17.
David afirmou que estava há algum tempo sem se relacionar administrativamente com o governador, mas que teve uma conversa com ele na semana passada para tratar de assuntos pertinentes a compromissos feitos há cerca de dois anos.
“Eu estava há algum tempo sem me relacionar com ele (Wilson Lima) administrativamente. Semana passada eu tive uma conversa com ele em que eu tratei alguns assuntos pertinentes aos compromissos que nós fizemos lá há uns dois anos atrás. Surgiu a possibilidade de os acordos que foram feitos serem firmados. Por exemplo, ontem mesmo foi feito um pagamento do transporte coletivo que estava atrasado desde o ano passado. Novembro e dezembro do ano passado o repasse do passe livre estudantil não estava sendo feito”, disse o prefeito.
Sem especificar valores, David afirma que esse repasse ajudou na condução da greve dos rodoviários. “Diante dessa conversa que tivemos, no domingo esse repasse já foi feito, ajudou nessa condução da greve dos rodoviários”.
Almeida também sinaliza que, posteriormente à conversa, houve uma indicação de volta do desembolso dos empenhos dos convênios dos dois viadutos, do Parque Amazonino Mendes e da contribuição para o SAMU e para a Farmácia Básica.
“Então, ele fez esse gesto e está acontecendo nesse momento”, declarou o chefe do Executivo Municipal.
Em um acordo com o Wilson, nas eleições de 2022, David indicou Tadeu de Souza para ser o vice do governador.
Segundo o próprio David, havia a possibilidade do grupo dele e de Wilson seguirem juntos nas eleições de 2024, com o governador indicando um nome para vice-prefeito na chapa do prefeito.
No entanto, os dois se afastaram e Wilson optou por lançar uma pré-candidatura de oposição, que foi o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que terminou a disputa como quarto mais votado.
A decisão de Wilson não interferiu no posicionamento do vice-governador, que seguiu apoiando e prestigiando o governo do prefeito.
Tadeu foi o responsável pela construção do plano de governo do prefeito de Manaus, na disputa pela reeleição.
Após o término da eleição municipal, Tadeu se mantém ao lado de David.