Da Redação |
Antes figura decorativa nas eleições, o cargo de vice-governador do Amazonas nas eleições do próximo ano se qualifica como condicionante na troca de apoio a candidatos ao governo. Na quinta-feira, 17, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), estabeleceu como condição para o seu apoio a qualquer candidato ao governo a indicação do vice, e o nome que ele apresenta é o de sua filha, Fernanda Aryel.
“Em relação a isso eu já falei para ela e ela disse: ‘Pai eu não estava preparada na eleição passada, agora se o senhor precisar de mim eu estou aqui’. Eu já conversei se eu for apoiar um candidato ao governo eu já tenho até o nome do vice, é a Aryel. Aryel ela é a minha minha coringa, entendeu? Ela é presidente nacional do partido, ela é do Avante, uma liderança nacional do partido, é alguém que é uma mulher e agora se torna médica, é mãe, é cristã e é cantora. Então ela agrega muito da juventude então eu conversando disse: ‘Olha com qual for o candidato que eu for apoiar ela vai ser a minha escolhida’. Isso aí eu não tenho mais nem o que discutir”, disse David em entrevista ao A Crítica Podcast.
Além disso, Almeida menciona que também precisará fazer indicações para o Senado, possivelmente para a primeira e segunda suplências, e que já possui alguns nomes em mente. Ele destaca que essa prioridade é necessária devido à relevância do seu “trabalho e à sua atual condição de aprovação e aceitação popular”.
Até então, David tem declarado que irá apoiar o senador Omar Aziz, do PSD, na eleição para governador em 2026.
Nos bastidores não é descartada uma candidatura de Almeida ao governo estadual.
Uma pesquisa de intenção de votos divulgada no dia 9 deste mês, mostra cenário para a disputa ao cargo de governador do Amazonas em 2026 com um empate técnico entre o prefeito de Manaus e Omar Aziz, ambos com 28% das intenções de voto.
David nega que será candidato.