MANAUS – Entre os casos de Covid-19 no Amazonas até agora, há 201 registros de pacientes entre grávidas e puérperas. Ao todo, foram 15 mortes registradas, o que representa uma taxa de letalidade de 18,9 %.
Os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) foram divulgados nesta segunda-feira (22) em audiência pública virtual promovida pela Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), em parceria com a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, e pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).
Presidente da comissão de Saúde, a deputada Mayara Pinheiro (PP) demostrou preocupação com os números divulgados.
“Um número estarrecedor que comprova como ficamos estagnados e fomos despreparados no nosso sistema de saúde, principalmente com as nossas gestante. Na Comissão de Saúde e Previdência da ALE-AM, da qual sou presidente, recebemos diversas denúncias sobre a desassistência às grávidas e o desrespeito ao acompanhamento. Por isso, nosso objetivo aqui foi apresentar propostas para resolvermos esta questão essencial para a saúde materno infantil”, declarou ela.
Representantes de maternidades do Amazonas participaram do encontro virtual. Na audiência, ficou definida a realização de uma nova reunião sobre o tema, na próxima semana, com as secretarias municipal e estadual de saúde.