MANAUS – Pré-candidato a prefeito da capital, o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) publicou um vídeo nesta quinta-feira (18) nas redes sociais divagando sobre um cenário pós-pandemia e cobrando do eleitor “consciência social” para “não errar”.
“Nunca foi tão importante você ter consciência social, você entender bem as coisas, procurar saber das coisas, se informar, ser cidadão, não errar”, disse ao comentar o cenário socioeconômico.
Amazonino afirmou que a crise no pós-pandemia será grave e exigirá governantes “não apenas sérios, mas que tenham um pouco amor, de respeito ao povo” para enfrentar a situação.
No mesmo vídeo, o político faz uma referência, sem citar nomes, à inexperiência “apavorante” de um capitão de navio em meio a uma tempestade em alta mar.
“Imagine um capitão de navio que nunca pegou em um timão, não sabe o que é isso, numa tempestade alto mar, é apavorante”, provocou o político, que na sequencia apresentou suas credenciais. Disse que quando esteve no poder seus governos tiveram sempre uma marca: “todo mundo trabalhava”.
Nas eleições de 2018, em que foi derrotado por Wilson Lima (PSC), Amazonino usava a falta de experiência do adversário como argumento para convencer o eleitor a mantê-lo na cadeira de governador.
Prestes a completar 81 anos, Amazonino foi três vezes governador, três vezes prefeito, e uma vez senador. Em 2020, é estimulado por aliados a disputar novamente a Prefeitura de Manaus.
Seu último mandato como prefeito da capital do Amazonas foi concluído em 2012. Mal avaliado, o político desistiu de disputar a reeleição. Naquele ano, o pleito foi vencido por Arthur Neto (PSDB), que deixa o cargo este ano.
Forças unidades
No início do último minuto do vídeo, de pouco mais de três minutos, Amazonino declarou que “adoraria que todas as forças do Estado estivessem unidas”, sugerindo que isso não está acontecendo.
Ao seu público, ele declarou que o dinheiro arrecadado pelo governo é “verba tua”, que “tem que ser canalizado para pelo menos aliviar a tua dor, a nossa dor”.
No texto que acompanha o vídeo, ele escreve que “tanto o Governo do Estado como a Prefeitura de Manaus perderam a oportunidade de trabalhar conjuntamente no combate ao covid-19 (sic)”.
“A política e os políticos têm que existir para melhorar a sua vida”, conclui.