Da Redação |
Um deslizamento de terra interditou parte da Avenida Mário Ypiranga, uma das principais vias da capital amazonense, na tarde deste sábado (8). O trecho afetado fica entre a Bola do Eldorado e a sede do Detran-AM, região de grande fluxo de veículos.
O incidente ocorreu durante uma forte chuva e não deixou feridos. O deslizamento causou lentidão no trânsito da avenida, que teve todas as faixas no sentido bairro/centro interditadas.
A Defesa Civil identificou que o deslizamento ocorreu em uma área particular, conhecida como Sítio Cincinato, onde havia grande acúmulo de lixo próximo ao barranco. As chuvas intensas fizeram com que a água se infiltrasse no talude, causando o desmoronamento da encosta.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Manaus, Renato Júnior, o descarte de forma incorreta ocasionou a umidade e o peso, e o desbarrancamento do local.
“Nós vamos notificar o proprietário desse terreno, cumprindo uma determinação do prefeito David Almeida. Nossa gestão já realizou mais de 30 contenções de erosão nos últimos quatro anos e sabemos que há muitas áreas como essa que precisam de atenção”, disse Renato Júnior.


O prefeito David Almeida (Avante) esteve no local e prometeu a liberação da via ainda nesta noite.
“Nossa determinação é clara, a via será liberada antes da meia-noite, garantindo a segurança e a mobilidade da população”, afirmou o prefeito.
O IMMU monitora o trânsito na área para reduzir impactos. O diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique Ventilari, explicou como está o fluxo de veículos.
“Houve um afunilamento na via, mas não há interdição total. O tráfego segue com uma faixa em cada sentido, e nossos agentes estão no perímetro orientando os motoristas sobre as rotas alternativas, até que a via seja totalmente liberada”, informou.