Da Redação |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), renovou as críticas a deputados federais do Amazonas que, segundo ele, não destinam recursos de emendas parlamentares a Manaus.
“Quero falar da importância de vocês, de nós votarmos em deputados federais que têm compromisso com Manaus. Tem deputado federal que não destinou um real para Manaus, mas teve 90% dos votos em Manaus. Trata mal a população. (…) vou falar de todos os deputados federais que recebem voto de Manaus e viram as costas para Manaus. Toda inauguração vou falar de um”, disse David.
A declaração do prefeito foi dada nesta quinta-feira, 23, durante discurso na reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) União, no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus, após ser realizada uma revitalização com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT).
“Nós temos o prato do povo que o deputado Saullo (Vianna) destinou uma emenda que nós atendemos quase 15 mil refeições por dia. É isso. Essa emenda parlamentar aqui, ela é do deputado federal Marcelo Ramos. Através da emenda do Marcelo, nós estamos reformando das 22 estruturas, 18 estruturas de assistência social da Prefeitura de Manaus. Então, ao Marcelo Ramos, a minha gratidão. Muito obrigado, amigo. Que mais deputados como você, como Saullo, ajudem Manaus”, completou o prefeito.
Reações
Em coletiva à imprensa, o prefeito de Manaus foi questionado sobre que deputados federais seriam os alvos de suas críticas, onde ele respondeu os nomes de Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania). Os dois parlamentares reagiram.
Adversário de David Almeida no segundo turno da eleição municipal de 2024, o deputado federal Alberto Neto classificou como “infeliz” a fala do prefeito de Manaus.
“É lamentável que o prefeito falte com a verdade para a população, visto, por exemplo, que a reforma do Mercado Municipal Carneiro da Mota, no bairro Morro da Liberdade, foi realizada com verba de emenda parlamentar individual do deputado federal, Capitão Alberto Neto, que destinou o valor de R$ 839.993,00. A obra foi inaugurada pelo próprio prefeito em benefícios dos permissionários”, diz trecho da nota.
Na nota, a assessoria de Alberto Neto diz ainda que “para que um município receba recursos por emenda parlamentar, é preciso que o gestor municipal trabalhe e apresente projetos ou necessidades onde os recursos serão utilizados, para que assim o parlamentar possa propor as emendas para o orçamento do Governo Federal”.
“Infelizmente, para Manaus, o prefeito não tem projetos e nem articulação política para captar recursos federais para o município e agora que colocar a culpa da sua má administração na bancada do Amazonas”, encerra a nota.
Outro adversário de David na eleição municipal a condenar às declarações do prefeito foi o deputado federal Amom Mandel.
“Sempre estive à disposição para colaborar com a gestão municipal no que for necessário, mas isso depende da vontade do Executivo. Eu já fiz convites públicos ao prefeito para que envie os seus projetos. Minha única condição é que sejam submetidos a um edital, criado no início do meu mandato, pautado na participação popular e na transparência”, declarou Mandel.
“Se ele quer receber mais recursos, tem que dar uma bronca nos seus secretários, pois não enviaram os projetos. A única secretaria municipal que enviou um projeto foi a SEMSA – e esse único projeto submetido foi contemplado: o Filazero, que visa melhorar o atendimento na saúde básica e que recebeu R$ 400 mil. Ou seja, enviei 100% do que eles solicitaram”, finalizou Amom.