MANAUS – A presidente do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral), desembargadora Carla Reis, afirmou que a Corte vai combater e, de forma imediata, adotar as medidas cabíveis, contra fake news e uso indevido de redes sociais e IA (Inteligência Artificial) nas eleições de 2026.
“Por certo, vamos seguir as normas determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tudo que for forma ilegal o TRE vai combater e, de forma imediata, e adotar as medidas cabíveis”, disse em entrevista à imprensa após a primeira sessão do Pleno, com julgamentos de processos remanescentes do pleito de 2024.
Caberá à magistrada comandar o processo eleitoral de outubro do próximo ano, no qual serão definidos o novo presidente da República, governador, senadores e deputados (federais e estaduais).
A presidente do TRE-AM citou, ainda, entre os desafios da eleição de 2026, a seca extrema no estado.
“O TRE-AM tem know-how em eleições, é um tribunal voltado eminentemente para eleições municipais e gerais. E por ser um estado atípico temos apoio fundamental e essencial das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica)”, reconhece a presidente, adiantando que está previsto um plano de enfrentamento às secas, em parceria com as instituições nacionais.