MANAUS – A Câmara Municipal de Barcelos mudou de nome em homenagem ao ex-senador Fábio Lucena, falecido em 1987, aos 46 anos.
A homenagem foi uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, vereador Marlos Monteiro.
Conhecido como “O Leão de Barcelos”, Fábio Lucena nasceu em Barcelos (AM), em 1940, foi bancário, líder sindical, jornalista, vereador em Manaus pelo MDB por dois mandatos e senador pelo Amazonas pelo PMDB, entre 1983 e 1987.
“O senador Fábio Lucena levou o nome do município de Barcelos aos quatro cantos do Brasil. Essa é uma justa e merecida homenagem à sua memória, ao seu nome, ao seu legado”, disse o presidente da Câmara.
Sua atuação em oposição à Ditadura resultou num processo baseado na Lei de Segurança Nacional, do qual foi absolvido em julgamento na Justiça Militar.
Depois de derrotado em acirrada disputa como candidato ao Senado em 1978, quatro anos depois foi eleito senador pelo PMDB.
Em 1986, com seu mandato ainda em curso, voltou a disputar uma cadeira no Senado por ocasião da instalação da Assembleia Nacional Constituinte e, com a vitória, tornou-se “bissenador”, algo sem precedentes na história política brasileira. Todavia, não chegou a assinar a Constituição que ajudou a escrever, pois veio a falecer pouco mais de um ano antes de sua promulgação.