MANAUS – O Partido dos Trabalhadores (PT) bateu o martelo e escolheu o deputado federal José Ricardo Wendling como o canditado da sigla à Prefeitura de Manaus em 2020.
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (15), online, o Diretório Nacional do partido acatou recurso apresentado pelo grupo ligado ao deputado contra as prévias tumultuadas que tinham definido o deputado estadual Sinésio Campos como o candidato.
Na votação do Diretório Nacional, José Ricardo teve 64 votos contra 15 de Sinésio. A avaliação é de que José Ricardo é o nome mais viável para a disputa.
Deputado Federal mais votado pelo amazonas no último pleito, destacou-se na campanha para prefeito em 2016, ficando em empate técnico no terceiro lugar; e na eleição suplementar para governador em 2017, foi o segundo mais votado em Manaus. É apontado pelas pesquisas para as eleições de 2020 como o candidato do PT com maior envergadura de votos.
De acordo com José Ricardo, a palavra de ordem agora é diálogo com setores de dentro e fora do partido para unirem forças, estratégias e alinhar programas para o desenvolvimento de Manaus, mas, principalmente, para área da saúde, que vem piorando nos últimos anos.
“Vou continuar lutando como sempre estive pela cidade Manaus, que vem sendo muito maltratada por muitos governos. Por isso, é importante um plano de governo forte e construído juntamente com a sociedade e setores que querem ver uma cidade melhor”, destacou ele.
‘Velhas políticas’
Sinésio, em nota, criticou a decisão e disse que não apoiará a candidatura de José Ricardo. “Isso é desrespeitar as bases que nos elegem, que nos conhecem, que trabalham para a manutenção e aprimoramento do partido dos trabalhadores. Diante dessas atitudes não acreditamos e não podemos apoiar essa candidatura”, declarou.
“Quando eu coloquei meu nome à disposição para a disputa eu quis reacender a origem política do PT, as suas tradições, onde os militantes tem voz e vez na escolha do seu representante, porque ninguém tem mais autoridade para isso do que o cidadão que aqui mora. Temos claro que o deputado desrespeitou totalmente a vontade da base quando buscou a direção nacional em São Paulo para reverter sua derrota local e ganhar no tapetão. Comportamento comum de velha políticas”, disparou.
“Em nenhum momento, qualquer um de nós utilizou mentiras, fake news para distorcer a imagem de quem quer que seja. Entendo que o mesmo procedimento não foi seguido pelo meu adversário, derrotado nas urnas e ungido pela direção nacional,. Rasgaram o estatuto do Partido dos Trabalhadores”, encerrou Sinésio.
+Comentadas 2