Da Redação |
Candidata a vereadora mais votada da federação PSOL/Rede, a indígena Vanda Witoto (Rede) declarou neste sábado (19), nas redes sociais, voto no atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
No vídeo, Vanda afirma que seria um retrocesso no campo democrático e nas políticas sociais votar no adversário de David no segundo turno, o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL).
“Este segundo turno é muito desafiador para cada um de nós. Mas o desafio maior é não anularmos nosso voto. É não colaborarmos para o retrocesso das políticas sociais, para o retrocesso em nossa democracia. Isso significa dizer que é importante nesse segundo turno que a gente vote exatamente contra esse retrocesso. E em diálogo com nossa base, com nossas lideranças, tomamos a decisão de apoiar a candidatura de David Almeida. Mesmo compreendendo os desafios dessa atual gestão, a gente também entende que é o caminho que nos dá possibilidade do diálogo”, afirmou Vanda.
Veja trecho do vídeo gravado por Vanda:
A indígena finaliza o vídeo fazendo uma cobrança ao atual prefeito, pedindo mais atenção aos indígenas e às comunidades mais periféricas da capital do Amazonas.
A federação PSOL/Rede obteve 14.905 votos. Desse total, 8.374 foram destinados a Vanda.
Apesar do bom desempenho, Vanda não foi eleita. Isso porque a federação PSOL/Rede não obteve votos suficientes para garantir uma das 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Nas eleições deste ano em Manaus, para conseguir uma vaga de vereador, um partido ou federação teria que somar pelo menos 20 mil votos.