MANAUS – Em comemoração ao aniversário da cidade de Manaus, que é celebrado no dia 24 de outubro e neste ano completa 355 anos de história, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), divulgou, nesta quarta-feira, 9/10, o cronograma de eventos com 16 dias de programação, que inclui atrações nacionais e o “Boi Manaus”, totalmente repaginado, exaltando a identidade cultural amazonense.
O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, enfatizou a importância do evento para a valorização da cultura, emprego e renda na capital.
“As festividades do aniversário de Manaus valorizam a história, a cultura tão rica e exclusiva da nossa capital, além de cumprir o papel social que tem na geração de emprego e de renda para a cidade. E desta vez, vamos descentralizar, sendo mais uma demonstração inequívoca da preocupação da gestão com as pessoas mais simples e comuns”, disse Rotta.
Dando abertura às celebrações e inovando o calendário do evento, a tradicional feirinha do boi, de forma inédita, ocorrerá em dois pontos da cidade, como forma de valorização das zonas mais populosas de Manaus. A feira acontecerá na alameda Alphaville, do dia 10 a 20/10, e na avenida do Samba, do dia 16 a 20/10.
No dia 23/10, véspera de feriado, as zonas Norte e Leste prestigiarão shows nacionais do grupo de pagode Raça Negra, e do cantor Amado Batista, que se apresentarão na alameda Alphaville, próximo ao parque Gigantes da Floresta. A programação também conta com as atrações locais: Jessica Lima, Banda Meu Xodó, Lucas Moura e Felipe Lessa.
“A feira, tradicionalmente, acontece na avenida do Samba, mas é importante que a gente possa expandir para outros lugares. O melhor lugar, pensando no público e também na economia, é a Alameda Alphaville, por ser na divisa da zona Norte com a zona Leste. No mesmo local vai acontecer os shows no dia 23, então, montamos uma estrutura para atender a feira e o aniversário de Manaus”, relatou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.
Para o público gospel, o cronograma conta com a atração nacional da cantora Damares, que se apresenta no dia 24/10, no anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste.
“A preocupação desta administração é, em primeiro lugar, com a segurança dos frequentadores. Para isso, a equipe do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) já está em campo verificando o local e reforçando o monitoramento, seja aéreo ou por câmeras, em todo o perímetro. Estamos trabalhando junto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da equipe da Guarda Municipal, para que esta programação seja feita com muita segurança, como todos os eventos produzidos pela Prefeitura de Manaus”, declarou o superintendente do CCC, Sandro Diz.
‘Boi Manaus 2024’
Com nova estrutura, mais amplo, moderno, totalmente repaginado, o “Boi Manaus 2024” acontece no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, nos dias 24 a 25/10, a partir das 19h, com encerramento às 2h.
“O Boi Manaus é uma festa tradicional da cidade de Manaus, há décadas é motivo de orgulho. Mas, como tudo tem seu tempo, houve um certo desgaste no formato antigo. Então, vimos a necessidade de repensar e apresentar as inovações e, assim, repaginar o evento para que ele continue sendo um sucesso de público, recuperando o verdadeiro potencial cultural que a nossa cidade possui”, informou Rotta.
O evento contará com a apresentação dos três bois mais bem avaliados de Manaus, sendo: Corre Campo, Garanhão e Brilhante. Além da apresentação completa dos bois Caprichoso e Garantido, com os itens oficiais.
De acordo com Jender Lobato, o palco terá capacidade para todos os grupos envolvidos se apresentarem. “Vai ser o maior palco que já se montou para receber a estrutura do Boi Manaus. Tudo pensado para que os artistas tenham espaço suficiente para fazer suas apresentações e, ao mesmo tempo, espaço para marujada, batucada, os grupos de dança, torcidas oficiais, vaqueirada. As pessoas vão se encantar com o tamanho e a beleza de um palco grande e bem estruturado”, detalhou o diretor-presidente.
O evento envolve mais de 50 grupos, incluindo cantores, bandas e torcidas oficiais dos bois, o que contribui para fomentar a cultura e gerar emprego e renda na capital amazonense.