Da Redação |
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decretou, na quarta-feira (12), situação de emergência na capital por conta da estiagem. O decreto tem validade de 180 dias.
Com a medida, a Prefeitura de Manaus pode realizar compras e firmar contratos de forma emergencial (sem licitação) para garantir serviços à população atingida pela estiagem.
David divulgou um vídeo em suas redes sociais no momento em que assinava o decreto. O prefeito ressaltou que o município deve receber recursos do governo federal para aplicar nesses serviços.
“Esse decreto nos ajudará a levar a atenção básica pública para todas as famílias que podem sofrer com a seca. Vamos nos unir e trabalhar ao máximo pra minimizar as consequências desse delicado período”, escreveu o prefeito em sua página no Instagram.
Nesta quinta-feira (12), a medição do porto de Manaus aponta que o rio Negro atingiu, na capital do Amazonas, a marca de 16,97 metros. Em 2023, ano da maior estiagem já registrada no Amazonas, nesta mesma data, o rio Negro em Manaus estava com 21,19 metros.