Da Redação |
Nas últimas 24 horas, foram registrados em Manaus 14 incêndios em áreas de vegetação. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a maioria dos incêndios foi causada por ação humana.
“Ontem (quinta-feira, 22) combatemos muitos incêndios na capital, sendo a maioria deles causado por ação humana. Então, fazemos o apelo para que a população seja nossa aliada não fazendo queima de lixo, não jogando pontas de cigarro em áreas de vegetação. Essas são medidas simples e que podem evitar incêndios”, declarou o subcomandante-geral do CBMAM, Reinaldo Menezes.
Conforme dados do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), dos 14 incêndios, seis deles foram na zona centro-sul de Manaus, cinco na zona norte, dois na área oeste e um na zona leste.
No período da noite, um incêndio de maior proporção em área de vegetação ocorreu no bairro Compensa, zona oeste, quando as chamas atingiram uma área de, aproximadamente, 2 mil metros quadrados. Na ação, os bombeiros utilizaram 5 mil litros de água para extinguir as chamas.
Outra ocorrência do tipo ocorreu, por volta das 19h30, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul. Os bombeiros usaram 2 mil litros de água para controlar as chamas.
Operação Céu Limpo
Diante do crescimento de incêndios em áreas de vegetação em Manaus, o CMMAM, desde o dia 3 de junho, colocou em atuação a “Operação Céu Limpo”. O trabalho ocorre por meio de equipes em plantões de 24 horas, além das escalas de prontidão, que atuam conforme demanda de incêndios.