Da Redação |
O Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen) atualizou o cenário de disputa pela cadeira de prefeito da cidade de Manaus.
Pesquisa divulgada pelo instituto nesta terça-feira (20) mostra que se a aleição fosse hoje os dois candidatos que avançariam para o 2º turno seriam David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania).
De acordo com o Ipen, no cenário de pesquisa estimulada, o atual prefeito teve a preferência de 32,9% dos entrevistados.
Já o deputado federal do Cidadania recebeu 22,2% das intenções de voto.
No cenário de pesquisa estimulada, os pesquisadores mostram aos eleitores os nomes de todos os 7 candidatos que disputam a eleição.
O terceiro candidato mais lembrado pelo eleitor na consulta do Ipen foi Roberto Cidade (UB). O deputado estadual obteve 12,1% das intenções de voto.
Colado em Cidade vem o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 10% das intenções de voto.
Marcelo Ramos (PT) foi lembrado por 5,2% dos eleitores que participaram da pesquisa.
Wilker Barreto, do Mobiliza, teve 1,9%. E Gilberto Vasconcelos (PSTU) 0,5%.
Espontânea
O Ipen também divulgou o cenário de pesquisa espontânea, quando o eleitor é questionado em quem votaria, mas sem ser apresentado os nomes dos candidados.
Neste cenário, 60,4% dos eleitores disseram que não sabem em quem votar ou ainda não decidiram.
O candidato mais citado nesse cenário também foi David (15,8%). Amom foi lembrado por 10,7% dos eleitores. Roberto Cidade teve 5,1% e Capitão Aberto Neto 3,9%.
Marcelo Ramos foi citado por 1,3% dos eleitores e Wilker Barreto por 0,6%. Gilberto Vasconcelos não pontuou.
A pesquisa foi encomendada pelos sites: Amazonas Atual, Portal Único, Portal do Marcos Santos, BNC Amazonas, Blog do Hiel Levy e Portal do Mário Adolfo.
O Ipen ouviu mil pessoas na capital, entre os dias 12 e 16 de agosto. A margem de erro é de 3,09%, com 95% de confiabilidade.
A consulta foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número AM-08753/2024.