Da Redação |
Para o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o resultado que aponta a educação da rede municipal da capital com as maiores notas da sua história nos anos iniciais e finais do ensino fundamental deve-se a melhoria em infraestrutura das escolas, maior reconhecimento profissional dos professores e mudanças no conteúdo pedagógico.
“São vários fatores que levaram a esse resultado. Melhoria da infraestrutura, melhoria do conteúdo pedagógico, o reconhecimento salarial dos professores e acima de tudo a qualidade dos nossos profissionais”, comentou o prefeito, na quinta-feira (15).
Na quarta-feira (14), o Governo Federal divulgou os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC).
Segundo os dados do indicador, as escolas municipais da capital saltaram da 13ª posição em 2021 para a 5ª, em 2023, quando levado em conta os alunos matriculados do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Já em relação aos estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, o salto foi do 13° para o 6° lugar no mesmo período.
O índice saltou de 5,5 para 6,2 nos anos iniciais do ensino fundamental; e de 4,8 para 5,2 nos anos finais. Os dados se referem ao comparativo de 2021 a 2023.